Busca avançada
Ano de início
Entree

Nitrogênio e fitormônios na indução da coloração rubra em Alcantarea imperialis (Carrière) Harms e Epidendrum denticulatum Barb.Rodr.

Processo: 16/14865-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2016
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Fisiologia Vegetal
Pesquisador responsável:Rogério Mamoru Suzuki
Beneficiário:Rogério Mamoru Suzuki
Instituição Sede: Instituto de Botânica. Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Silvia Ribeiro de Souza ; Vivian Tamaki
Assunto(s):Orchidaceae  Etilenos  Técnicas in vitro  Desenvolvimento vegetal  Inovações tecnológicas  Bromeliaceae 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bromeliaceae | etileno | Inovação tecnológica | Metil Jasmonato | Orchidaceae | produção in vitro | Desenvolvimento Vegetal

Resumo

Alcantarea imperialis (Carrière) Harms é uma bromélia rupícola muito utilizada no paisagismo e encontra-se ameaçada de extinção, devido ao extrativismo ilegal. Epidendrum denticulatum Barb.Rodr. é uma orquídea terrícola ou rupícola presente na Mata Atlântica e no Cerrado. Dependendo da condição ambiental as folhas apresentam uma coloração rubra mais acentuada tornando-a mais atraente. Sabendo-se que plantas coloridas são mais utilizadas em decoração de ambientes e projetos paisagísticos, pretende-se com este trabalho buscar formas para maximizar a pigmentação rubra em plantas de A. imperialis e E. denticulatum cultivadas in vitro para a produção de exemplares que despertam maior interesse econômico e paisagístico. O estudo será conduzido com diferentes fontes e concentrações de nitrogênio (N) em combinação com os fitohormônios etileno e metil jasmonato, que estimulam a produção de antocianinas. Pretende-se com esse estudo otimizar um método capaz de induzir a coloração rubra nestas duas espécies em menor tempo e custo para o produtor. Diferentes doses e combinações dos indutores serão testados em plântulas germinadas em meio de cultura de Murashige & Skoog Serão avaliados: o índice de coloração rubra em cada tratamento, parâmetros biométricos, massas fresca e seca, pigmentos fotossintéticos (clorofila a, b e carotenoides), antocianinas, composição de nitrogênio e a produção de etileno e metil jasmonato endógenos. Para garantir que a condição ótima de indução não irá promover danos oxidativo futuros, o teor de glutationa também será analisado. Os resultados obtidos no presente estudo contribuirão não apenas para a produção de A. imperialis e de E. denticulatum de maior valor agregado, mas principalmente permitirá uma atuação científica-tecnologia significativa na área de plantas ornamentais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RODRIGUES JURAS, MONIQUE CRISTINE; PURGATTO, EDUARDO; FERREIRA, WAGNER DE MELO; SUZUKI, ROGERIO MAMORU. Direct organogenesis and ethylene regulators in the cloning of Epidendrum denticulatum (Orchidaceae). SOUTH AFRICAN JOURNAL OF BOTANY, v. 131, p. 374-379, . (16/14865-1)
DE ANDRADE-SANTOS, SABRINA VANESSA; YOUNG, JORGE LUIZ MARX; RAMIRO, LUANA KELLY; SUZUKI, ROGERIO MAMORU; SOUZA, SILVIA RIBEIRO; TAMAKI, VIVIAN. Effect of nitrate accumulation in the ornamental bromeliadAlcantarea imperialis. JOURNAL OF PLANT NUTRITION, v. 44, n. 2, . (16/14865-1)