Busca avançada
Ano de início
Entree

Sinalização no processo de indução de células meristemáticas radiculares apicais de Catasetum fimbriatum (Orchidaceae) em células caulinares: efeitos da luz, citocininas e cálcio citossólico

Processo: 04/08891-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de outubro de 2004
Vigência (Término): 31 de julho de 2008
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Fisiologia Vegetal
Pesquisador responsável:Gilberto Barbante Kerbauy
Beneficiário:Maria Aurineide Rodrigues
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil

Resumo

Ápices radiculares de Catasetum fimbriatum, quando isolados e incubados em meio de cultura básica, são competentes para a conversão direta em gemas vegetativas. Os trabalhos realizados até o momento indicam as citocininas como as principais responsáveis pela indução desse processo. Há também fortes indícios de que a luz influencia o conteúdo de citocininas endógenas nessa espécie. Dessa forma, esse trabalho tem como objetivo estudar os efeitos da luz sobre as citocininas endógenas nos primeiros momentos após o isolamento dos ápices radiculares e suas influências nas alterações histológicas no meristema radicular, assim como no desenvolvimento in vitro dos explantes. Para tanto, serão realizadas análises histológicas e dosagens das citocininas endógenas Z, ZR, iP e iPR em explantes provenientes de tratamentos com diferentes tempos de isolamento e incubação em meio básico, no escuro e na presença de luz contínua. Visto que o cálcio é um importante mensageiro secundário na sinalização por citocininas, nesse estudo também será dado início à padronização de técnicas de microscopia confocal, para análises das variações do cálcio citossólico nas células envolvidas no processo de conversão. Pretende-se com tais abordagens dar continuidade ao estudo iniciado, visando delimitar temporal e espacialmente a indução do processo de conversão em C. fimbriatum, correlacionando-a com a luz, as citocininas e a transmissão desses sinais primários pelo cálcio citossólico. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RODRIGUES, MARIA AURINEIDE; FRESCHI, LUCIANO; PURGATTO, EDUARDO; ALVES PEREIRA LIMA, VERA FATIMA GOMES; KERBAUY, GILBERTO BARBANTE. Ethylene Modulates the Developmental Plasticity and the Growth Balance Between Shoot and Root Systems in the In Vitro Grown Epiphytic Orchid Catasetum fimbriatum. JOURNAL OF PLANT GROWTH REGULATION, v. 33, n. 3, p. 513-525, SEP 2014. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RODRIGUES, Maria Aurineide. Sinalização no ganho de competência para a conversão de meristemas apicais radiculares de Catasetum fimbriatum em gemas caulinares. 2008. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.