Busca avançada
Ano de início
Entree

Sinais primários e secundários desencadeadores da determinação e diferenciação celular no meristema radicular de Catasetum fimbriatum (Orchidaceae) e a formação de gemas vegetativas

Processo: 04/08049-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2005 - 31 de dezembro de 2007
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Fisiologia Vegetal
Pesquisador responsável:Gilberto Barbante Kerbauy
Beneficiário:Gilberto Barbante Kerbauy
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Catasetum fimbriatum  Diferenciação celular  Aminoácidos  Açúcares  Meristema  Hormônios vegetais 

Resumo

O presente projeto representa a continuidade de uma linha de pesquisa iniciada há mais de duas décadas nesse laboratório, pautada no estudo com tecidos meristemáticos de orquídeas. No atual estágio torna-se imprescindível analisar o papel de sinalizadores primários representados petos níveis endógenos de 4 citocininas e do AIA, imediatamente após o isolamento dos ápices meristemáticos radiculares de C. fimbriatum, e a diferenciação de suas células em primódios de gemas. Simultaneamente, será estudada a importância do cálcio citossólico como mensageiro secundário na transdução dos sinais hormonais desencadeadores dos eventos de determinação e diferenciação celular responsáveis pela formação direta das gemas. Com o objetivo de se alcançar uma compreensão mais abrangente e pertinente dos sinais primários e secundários envolvidos nesse evento organogênico, será analisada ao mesmo tempo, a relação carbono/nitrogênio, de grande significado nesse processo. Para tanto, serão estudados alguns carboidratos e aminoácidos e algumas de suas respectivas enzimas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RODRIGUES, MARIA AURINEIDE; FRESCHI, LUCIANO; PURGATTO, EDUARDO; ALVES PEREIRA LIMA, VERA FATIMA GOMES; KERBAUY, GILBERTO BARBANTE. Ethylene Modulates the Developmental Plasticity and the Growth Balance Between Shoot and Root Systems in the In Vitro Grown Epiphytic Orchid Catasetum fimbriatum. JOURNAL OF PLANT GROWTH REGULATION, v. 33, n. 3, p. 513-525, SEP 2014. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.