Busca avançada
Ano de início
Entree

Alterações genéticas no gene MTTP e sua relação com níveis de lipídeos plasmáticos e esteatose hepática em pacientes com hepatite C crônica

Processo: 16/19690-5
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2017
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2019
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Mariana Cavalheiro Magri
Beneficiário:Mariana Cavalheiro Magri
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Fígado gorduroso  Hepatite C crônica 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Esteatose Hepática | hepatite C crônica | Polimorfismos de Nucleotídeo Único (SNPs) | Proteína de transferência de triglicerídeo microssomal (MTTP) | Moléstias Infecciosas

Resumo

A infecção pelo vírus da hepatite C (HCV) é reconhecida como a maior causa de doença hepática crônica no mundo. Na hepatite C crônica as taxas de progressão da fibrose são variáveis e podem ser influenciadas pelo hospedeiro, por fatores virais e ambientais. Entre os fatores metabólicos há a esteatose hepática, que é caracterizada pelo acumulo de triglicéridos nos hepatócitos, e está presente em cerca de 40% dos pacientes. No hospedeiro, existem alguns determinantes genéticos tais como os polimorfismos nucleotídicos únicos (SNPs) no gene da proteína de transferência de triglicerídeo microssomal (MTTP). Acredita-se que SNPs no MTTP podem desempenhar um papel importante na regulação da expressão do gene e podem alterar a concentração de lipoproteínas de baixa densidade no sangue, como o VLDL, o que pode aumentar a degradação da apoB-lipoproteína e resultar na desregulação do metabolismo dos lipídos hepático. Ainda não se sabe ao certo a relação entre os SNPs do MTTP e a susceptibilidade para esteatose hepática em pacientes com HCV. Por tanto, foram selecionados os SNPs -400A/T, -164T/C, Q/H95, I/T128, Q/E244 e H/Q297 do MTTP para que sejam pesquisadas a presença dos mesmos e analisado se possuem influência na esteatose hepática e nos níveis de lipídeos plasmáticos em pacientes com hepatite C crônica. Por fim, analisar se seriam possíveis biomarcadores importantes para a detecção precoce da esteatose hepática. O estudo será retrospectivo com material biológico coletado de pacientes com hepatite C crônica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP). Para a detecção dos SNPs serão realizadas as técnicas de PCR seguida de análise de tamanho de fragmentos de restrição (RFLP). Serão realizadas análises univariada e multivariada. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
THAMIRIS VAZ GAGO PRATA; CAROLINE MANCHIERO; BIANCA PEIXOTO DANTAS; ARIELLE KAREN DA SILVA NUNES; FÁTIMA MITIKO TENGAN; MARIANA CAVALHEIRO MAGRI. Effect of MTTP -493G/T, I128T, Q95H and Q244E polymorphisms on hepatic steatosis in patients with chronic hepatitis. Clinics, v. 77, . (16/19690-5)
GAGO PRATA, THAMIRIS VAZ; RODRIGUES DA SILVA, DAYANE DE SOUZA; MANCHIERO, CAROLINE; DANTAS, BIANCA PEIXOTO; MAZZA, CELSO CARMO; DA SILVA NUNES, ARIELLE KAREN; ABDALA, EDSON; FIGUEIREDO, GERUSA MARIA; TENGAN, FATIMA MITIKO; MAGRI, MARIANA CAVALHEIRO. MTTP polymorphisms and hepatic steatosis in individuals chronically infected with hepatitis C virus. ARCHIVES OF VIROLOGY, v. 164, n. 10, p. 2559-2563, . (16/19690-5)
PRATA, THAMIRIS VAZ GAGO; MANCHIERO, CAROLINE; DANTAS, BIANCA PEIXOTO; NUNES, ARIELLE KAREN DA SILVA; TENGAN, FATIMA MITIKO; MAGRI, MARIANA CAVALHEIRO. Effect of MTTP-493G/T, I128T, Q95H and Q244E polymorphisms on hepatic steatosis in patients with chronic hepatitis. Clinics, v. 77, p. 8-pg., . (16/19690-5)