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Otimização estrutural baseada em confiabilidade

Processo: 17/01243-5
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2017
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2019
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil - Estruturas
Pesquisador responsável:André Teófilo Beck
Beneficiário:André Teófilo Beck
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Gustavo Assis da Silva ; Henrique Machado Kroetz ; Rodolfo Krul Tessari ; Rúbia Mara Bosse ; Túlio Raunyr Cândido Felipe
Assunto(s):Segurança estrutural  Colapso estrutural  Resistência estrutural  Otimização baseada em confiabilidade  Otimização estocástica 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:colapso progressivo | confiabilidade de sistemas | Confiabilidade Estrutural | engenharia baseada em desempenho | otimização sob incertezas | Rbdo | Confiabilidade Estrutural

Resumo

Projetos de engenharia devem ser robustos em relação às incertezas inerentes à resistência dos materiais, às ações estruturais e aos modelos de calculo utilizados. Esta percepção deu origem à otimização estrutural baseada em confiabilidade ou RBDO - Reliability Based Design Optimization -, na qual restrições de projeto são escritas em termos de probabilidades de falha admissíveis. Uma revisão da literatura revela que, na maior parte dos trabalhos, restrições determinísticas envolvendo coeficientes de segurança e modos de falha individuais são substituídas por restrições probabilísticas envolvendo probabilidades de falha admissíveis para cada modo de falha! Claramente, isto é herança de uma abordagem determinística do problema. Há duas formas mais consistentes de formular o problema, que não foram exploradas a fundo na literatura: estabelecer restrição em termos da probabilidade de falha admissível do sistema; quantificar custos de falha e resolver um problema sem restrições, de minimização dos custos esperados totais. As duas formulações permitem encontrar o ponto ótimo de compromisso entre os diferentes modos de falha de um sistema estrutural, bem como a margem de segurança ótima em relação a cada modo. A formulação que incorpora os custos esperados de falha, também conhecida como otimização de riscos, permite ainda buscar pelo ponto ótimo de compromisso entre segurança e economia em sistemas estruturais. Dentro do escopo descrito acima, o presente projeto de pesquisa engloba seis linhas de ação: A. Estratégias para solução de problemas RBDO com restrição na probabilidade de falha do sistema; B. Estratégias para solução de problemas de otimização de riscos; C. Utilização de meta-modelos para acelerar a solução de problemas de otimização sob incertezas; D. Aplicação ao projeto robusto de sistemas estruturais, considerando colapso progressivo; E. Aplicação ao projeto baseado em desempenho de sistemas estruturais; F. Aplicação ao projeto probabilístico de poços de petróleo. As linhas A. a C. acima são linhas de desenvolvimento teórico. As linhas D. a F. envolvem aplicações a problemas práticos de engenharia de estruturas. Todas as linhas apresentam desafios tecnológicos a ser superados. (AU)

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Publicações científicas (10)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
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