Busca avançada
Ano de início
Entree

Lipemia pós-prandial em caninos alimentados com ração comercial premium

Processo: 17/02641-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2017
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2017
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Patologia Animal
Pesquisador responsável:Breno Fernando Martins de Almeida
Beneficiário:Nathalia Lopes Tavares da Silva
Instituição Sede: Faculdades Integradas de Ourinhos (FIO). Fundação Educacional Miguel Mofarrej. Ourinhos , SP, Brasil
Assunto(s):Colesterol   Ração   Período pós-prandial   Cães
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:colesterol | Patologia Clínica Veterinária

Resumo

A lipemia está entre as principais causas de rejeição de amostras nos laboratórios clínicos veterinários, podendo interferir nas determinações bioquímicas obtidas por espectrofotometria. Entretanto, não se conhece o perfil lipídico pós-prandial de cães alimentados com ração comercial premium, principalmente no que diz respeito ao pico de lipemia pós-prandial, momento em que os maiores erros laboratoriais são passíveis de acontecer. Nesse sentido, o presente estudo é o primeiro passo de uma série de estudos que avaliarão o efeito da lipemia pós-prandial no perfil bioquímico e de estresse oxidativo canino; e o presente trabalho tem como objetivo determinar o pico da lipemia pós-prandial, determinar o perfil lipídico e glicêmico pós-prandial de cães alimentados com ração comercial premium, bem como determinar o tempo de retorno destes parâmetros aos valores basais pré-prandiais. Para tal, serão selecionados 15 cães saudáveis com mais de 20 kg de diferentes raças e sexos para indução da lipemia pós-prandial com ração comercial premium na quantidade indicada pelo fabricante. As coletas de sangue destinadas à obtenção de soro e avaliação da glicemia serão colhidas imediatamente antes da alimentação (após 12 h de jejum) e de hora em hora até 11 h após a alimentação. As análises bioquímicas serão realizadas em espectrofotômetro semiautomatizado utilizando conjunto de reagentes comerciais seguindo-se as recomendações dos fabricantes. Os valores de VLDL e LDL serão calculados pela equação de Friedewald. As variáveis serão testadas quanto à normalidade e serão utilizados testes ANOVA com medidas repetidas ou Friedman para verificar as diferenças entre os momentos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
COSTA, LETICIA RAMOS; TAVARES SILVA, NATHALIA LOPES; DE OLIVEIRA, PAULA LIMA; MINUCCI BONATTO, NATALIA CAMILA; VIEIRA, GUILHERME COUTINHO; FLORIANO, BEATRIZ PEREZ; DE BARROS, LUIZ DANIEL; MELO BOSCULO, MARIA RACHEL; MARTINS DE ALMEIDAS, BRENO FERNANDO. Diurnal variations in canine hematological parameters after commercial feed feeding. SEMINA-CIENCIAS AGRARIAS, v. 41, n. 5, 1, p. 2219-2229, . (17/02641-4)
COSTA, LETICIA RAMOS; TAVARES SILVA, NATHALIA LOPES; DE OLIVEIRA, PAULA LIMA; MINUCCI BONATTO, NATALIA CAMILA; VIEIRA, GUILHERME COUTINHO; FLORIANO, BEATRIZ PEREZ; DE BARROS, LUIZ DANIEL; MELO BOSCULO, MARIA RACHEL; MARTINS DE ALMEIDAS, BRENO FERNANDO. Diurnal variations in canine hematological parameters after commercial feed feeding. SEMINA-CIENCIAS AGRARIAS, v. 41, n. 5, p. 11-pg., . (17/02641-4)