Busca avançada
Ano de início
Entree

Biomarcadores em câncer de mama: validação de plataforma prognóstica molecular

Processo: 17/04611-5
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2018
Data de Término da vigência: 31 de março de 2021
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Auro del Giglio
Beneficiário:Auro del Giglio
Instituição Sede: Centro Universitário Saúde ABC. Fundação do ABC. Santo André , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Beatriz da Costa Aguiar Alves Reis ; Fernando Luiz Affonso Fonseca ; Flávia de Sousa Gehrke
Assunto(s):Biomarcadores  Prognóstico  Neoplasias  Marcador molecular 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:biomarcadores | marcadores moleculares | Neoplasia | prognóstico | Oncologia Clínica

Resumo

O câncer de mama é a principal causa de mortalidade por câncer em mulheres. A criação de painéis de biomarcadores acessíveis, precisos e rápidos que permitam refinar o prognóstico destas pacientes para melhor alocar os recursos terapêuticos é fundamental para aumentarmos a curabilidade desta doença em seus estadios iniciais, antes do desenvolvimento de metástases detectáveis por métodos de imagem. Métodos que se baseiam em análise de expressão de genes-alvo para a geração de escore prognóstico que auxilia a conduta médica já estão disponíveis no mercado, entre os quais destacamos o Oncotype Dx e o MammaGene; entretanto, por serem testes de alto custo, não estão disponíveis para a grande maioria das pacientes com câncer de mama. Em trabalho anterior, idealizamos um método de geração de pontuação de valor prognóstico com base no estudo dos 21 genes-alvo contemplados pelos métodos comerciais mencionados. Este projeto visa validar o uso desse painel de expressão destes 21 genes, com o objetivo de se estabelecer um modelo prognóstico mais completo, mais preciso, mais rápido e acessível à população para o câncer de mama, com acurácia e eficiência. Um painel de biomarcadores como o aqui proposto poderá: 1) melhor estratificar o risco de recidiva de uma dada paciente; 2) melhor alocar as alternativas de tratamento adjuvantes e, ao mesmo tempo, ao evitar em alguns casos o uso de tratamentos mais agressivos, diminuir a toxicidade para estas pacientes; 3) tornar o método mais acessível às pacientes usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LIMA, VANESSA REINALDO; AGUIAR ALVES, BEATRIZ DA COSTA; AFFONSO FONSECA, FERNANDO LUIZ; ZVEIBIL, DEBORA KRUTMAN; DEL GIGLIO, AURO. Pre-analytical processing protocol of breast biopsies affects multigene panel results. International Journal of Experimental Pathology, v. 103, n. 3, p. 9-pg., . (17/04611-5)