Busca avançada
Ano de início
Entree

A categoria natureza nos primeiros escritos de Marx (1840-1846)

Processo: 17/05134-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2017
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2021
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Fundamentos e Medidas da Psicologia
Pesquisador responsável:Danilo Saretta Verissimo
Beneficiário:Lucas Carvalho Peto
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Psicologia social   Filosofia   Filósofos   Alemães
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:filosofia da psicologia | Karl Marx (1818-1883) | Psicologia Social | Filosofia da Psicologia

Resumo

O objetivo deste projeto é apresentar, analisar e discutir a categoria natureza [Natur] nos primeiros escritos de Marx. Esta categoria não aparece sintetizada em nenhum momento da obra do filósofo. Não há um texto no complexo teórico marxiano que seja dedicado, exclusivamente, a uma apresentação estruturada desta categoria. Não obstante, existem elementos nas obras legadas por Marx que possibilitam analisar as especificidades da categoria natureza e o modo como ela se estrutura a partir da relação que estabelece com outras categorias inerentes à sua filosofia, tais como a atividade objetiva [gegenständliche Tätigkeit], o processo de trabalho [der Arbeitprozeß], a história e o modo de produção. Para compreender como esses elementos e relações se coadunam e dão forma a uma categoria que pode ser denominada "natureza" [Natur] é necessário considerar que nenhuma categoria marxiana aparece sistematizada de forma autônoma. Por isso, neste projeto, se considera que a categoria natureza [Natur] inerente aos escritos de Marx só pode ser compreendida a partir de um estudo que aprecie a relação dialética que ela estabelece com outras categorias e com as filosofias da natureza de Hegel e Feuerbach. Esta pesquisa possui natureza teórica e prevê a realização de atividades de leitura, análise e interpretação das principais obras de Marx referentes ao campo temático circunscrito neste projeto. Esta tarefa será apoiada em bibliografia crítica pertinente. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PETO, LUCAS CARVALHO. The overexploitation of the black population's labor force in Brazil. Izquierdas, v. 49, p. 19-pg., . (17/05134-6)
PETO, LUCAS CARVALHO; VERISSIMO, DANILO SARETTA. Objectivity and sensitive activity: the marxian critique of the question of subjectivity in the philosophies of Hegel and Feuerbach. PSICOLOGIA CONOCIMIENTO Y SOCIEDAD, v. 10, n. 1, p. 21-pg., . (17/05134-6)
LUCAS CARVALHO PETO; DANILO SARETTA VERISSIMO. NATUREZA E PROCESSO DE TRABALHO EM MARX. Psicologia & Sociedade, v. 30, . (17/05134-6)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PETO, Lucas Carvalho. A lógica-categorial da crítica de Marx à “metafísica- econômica” (1842-1848). 2021. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Letras. Assis Assis.