Busca avançada
Ano de início
Entree

Formas organizacionais e a criação de valor público

Processo: 17/07423-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2017
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2018
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração - Administração Pública
Pesquisador responsável:Sérgio Giovanetti Lazzarini
Beneficiário:Thomaz Teodorovicz
Supervisor: Anita Mcgahan
Instituição Sede: Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: University of Toronto (U of T), Canadá  
Vinculado à bolsa:16/18423-3 - Formas Organizacionais e a Criação de Valor Público, BP.DR
Assunto(s):Administração estratégica   Estratégia organizacional   Serviço público   Desempenho ambiental
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:management practices | Pay-for-Impact | Performance Heterogeneity | Public Value | Strategic Management | Estratégia e Gestão Estratégia

Resumo

Impulsionadas pelo alinhamento de preocupações sociais e busca de eficiência nas agendas públicas e privadas, as últimas décadas testemunharam a emergência de novos arranjos organizacionais capazes de impulsionar a criação de valor público. Ao combinar experiências no setor privado, o campo da estratégia começou a explorar as características que permeiam os condutores de desempenho, internos e externos às organizações, no contexto dos serviços públicos. Este projeto explora dois de tais condutores. Em primeiro lugar, propomos explorar econometricamente o impacto da adoção de um conjunto de práticas de gestão sobre o desempenho acadêmico no contexto de ensino médio no Brasil. Em segundo lugar, propomos estudar teoricamente, embora empiricamente motivados, o surgimento de um novo mecanismo contratual baseado no movimento de pagamento por desempenho socioambiental, os contratos do modelo Pay-For-Impact (PFI). Baseando-se em técnicas econométricas modernas para medir e recompensar os agentes de impacto social, estes acordos contratuais colocam questões desafiadoras acerca dos padrões ideais de desempenho para maximizar a criação de valor público. As principais contribuições deste projeto são esclarecer as características dos arranjos organizacionais alternativos para a prestação de serviços públicos e expandir a literatura emergente sobre iniciativas sociais e mecanismos de contratação pública com remuneração por desempenho, campos em franca evolução na literatura de estratégia. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TEODOROVICZ, THOMAZ; LAZZARINI, SERGIO; CABRAL, SANDRO; NARDI, LEANDRO. Can Public Organizations Perform Like Private Firms? The Role of Heterogeneous Resources and Practices. ORGANIZATION SCIENCE, v. N/A, p. 28-pg., . (17/07423-5, 16/18423-3)