Busca avançada
Ano de início
Entree

Formas Organizacionais e a Criação de Valor Público

Processo: 16/18423-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2016
Data de Término da vigência: 08 de agosto de 2019
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração - Administração Pública
Pesquisador responsável:Sérgio Giovanetti Lazzarini
Beneficiário:Thomaz Teodorovicz
Instituição Sede: Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):17/07423-5 - Formas organizacionais e a criação de valor público, BE.EP.DR
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:contratação pública | contratos de impacto social | heterogeneidade de desempenho | Práticas gerenciais | Estratégia e Gestão Estratégia

Resumo

Nas últimas décadas, a interação entre os setores público e privado vem passando por uma flexibilização de suas fronteiras. Em meio à restrição financeira no setor público, alternativas organizacionais internas ao governo, assim como mecanismos de contratação externos e parcerias pública-privadas, surgem como opções para alavancar o desempenho na provisão de serviços públicos. Ao diferirem em seus mecanismos de implantação e incentivos, esses moldes alternativos apresentam seus benefícios e riscos próprios, incentivando o estudo de suas diferenças de desempenho e as condições nas quais cada forma organizacional resulta na maior geração de valor público. Em particular, um dos possíveis canais para potencializar o desempenho é o modo pelo qual os recursos produtivos internos e externos à entidade de análise são geridos, isto é, práticas gerenciais heterogêneas podem ser mediadoras de melhor performance. O objetivo do projeto é analisar e comparar a mecânica interna dessas formas organizacionais alternativas para prestação de serviços públicos e estudar o papel de diferentes práticas gerenciais na criação de heterogeneidade de desempenho entre elas. Em particular, aprofunda-se a análise do segmento educacional. A pesquisa pretende envolver uma combinação de métodos quantitativos e qualitativos, embasadas por modelos teóricos. As análises quantitativas buscam testar hipóteses sobre o papel mediador das práticas gerenciais sobre o desempenho comparativo de formas organizacionais públicas e privadas; enquanto as qualitativas serão voltadas à compreensão dos canais de influência de práticas gerenciais no desempenho escolar. A abordagem teórica, a partir dos insights qualitativos, será utilizada para modelar um novo mecanismo de contratação pública, os contratos de impacto social.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TEODOROVICZ, THOMAZ; LAZZARINI, SERGIO; CABRAL, SANDRO; NARDI, LEANDRO. Can Public Organizations Perform Like Private Firms? The Role of Heterogeneous Resources and Practices. ORGANIZATION SCIENCE, v. N/A, p. 28-pg., . (17/07423-5, 16/18423-3)