Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de Suporte Catalítico Monolítico empregando Manufatura Aditiva

Processo: 17/09614-2
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2018
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2019
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Aeroespacial - Propulsão Aeroespacial
Pesquisador responsável:Ricardo Vieira
Beneficiário:Ricardo Vieira
Instituição Sede: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Fernando Vernilli Júnior ; Jorge Vicente Lopes da Silva
Assunto(s):Peróxido de hidrogênio  Impressão tridimensional 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Manufatura Aditiva | monolítico | peróxido de hidrogênio | Sls | suporte catalítico | Propulsão de satélites

Resumo

Este trabalho visa desenvolver um catalisador monolítico para decomposição do peróxido de hidrogênio (H2O2) para fins aeroespaciais. Para alcançar este objetivo será estudada uma geometria que permita obter os mesmos tempos de indução dos catalisadores tradicionais, na forma de grãos, porém com menor perda de carga. Esta nova geometria será obtida via manufatura aditiva, através da técnica de Sinterização Seletiva a Laser (SLS). A priori, será desenvolvido um revestimento das micropartículas do óxido precursor para promover a aderência entre as partículas durante o processo de manufatura aditiva e prototipagem dos corpos de prova. Em seguida serão definidos, experimentalmente, os parâmetros de aplicação da técnica SLS para os óxidos revestidos. Posteriormente, após estas parametrizações, será fabricado, via SLS, o suporte catalítico na forma monolítica. Finalmente, o monólito será impregnado com uma fase metálica ativa na decomposição do H2O2. A caracterização do catalisador monolítico será realizada a partir das técnicas de Adsorção de Nitrogênio, Análise Termogravimétrica, Microscopia Eletrônica de Varredura e Espectroscopia Fotoeletrônica de Raios X. A análise do desempenho do catalisador monolítico na decomposição do H2O2 será realizada em um micropropulsor de 2 N de empuxo teórico. Neste ensaio será monitorado o impulso específico, a velocidade característica, a pressão e a temperatura do propulsor. Os resultados serão comparados aos do catalisador (em grãos) tradicionalmente empregado nesta reação. Este trabalho será conduzido em colaboração com a Divisão de Tecnologias Tridimensionais (DT3D) do Centro de Tecnologia da Informação (CTI) Renato Archer. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE OLIVEIRA, ISAIAS; VERNILLI, JR., FERNANDO; VIEIRA, RICARDO; LOPES DA SILVA, JORGE VICENTE. Obtainment of the alumina polyamide-coated spherical particles. Powder Technology, v. 356, p. 112-118, . (17/09614-2)