Busca avançada
Ano de início
Entree

Gerenciamento baseado em evidências: instrumentos para operacionalização no contexto da enfermagem

Processo: 17/17710-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2019
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2021
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem
Pesquisador responsável:Wilza Carla Spiri
Beneficiário:Wilza Carla Spiri
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FMB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Gerenciamento da prática profissional  Enfermagem baseada em evidências 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Enfermagem | Enfermagem baseada em evidências | Gerenciamento da prática profissional | Gerenciamento em Enfermagem

Resumo

A enfermagem insere-se no contexto ampliado do trabalho em saúde com características de processo coletivo e de trabalho que envolve subprocessos na perspectiva do cuidar/assistir, administrar/gerenciar, ensinar/educar e pesquisar. Para o gerenciamento dos processos de trabalho em enfermagem as competências e habilidades específicas compreendem as dimensões técnico-científica, ético-política e sócioeducativa. A gestão baseada em evidência é definida como uma aplicação sistemática da melhor evidência disponível para avaliação das estratégias de gestão para melhorar o desempenho das organizações e serviços de saúde. Pouco é conhecido sobre a integração do processo gerencial com o gerenciamento baseado em evidências e como os enfermeiros gerentes, líderes, compreendem esses aspectos. A problemática para o desenvolvimento desse projeto emergiu no grupo de Pesquisa: "Estudos sobre gerenciamento em saúde e enfermagem" do Departamento de Enfermagem da Faculdade de Medicina de Botucatu, do qual participam pesquisadores, profissionais, graduandos e pós graduandos da área da saúde. Assim, o objetivo desta pesquisa será: Construir e conhecer os instrumentos que possibilitam operacionalizar o gerenciamento em enfermagem com base em evidências. As abordagens metodológicas utilizadas serão: estudo de desenvolvimento metodológico, quantiativa e qualitativa. O cenário a Rede de Atenção em Saúde (RAS) do Departamento Regional de Saúde (DRS) VI. A previsão de execução da pesquisa será de 24 meses e abrangerá sub-projetos que possibilitam contribuir para o Gerenciamento Baseado em Evidências. Como resultados espera-se construir, aplicar e implementar instrumentos e ações que embasem os processos de gerenciamento. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PRISCILA BRAGA DE OLIVEIRA; LETÍCIA NUNES COCA; WILZA CARLA SPIRI. Associação entre absenteísmo e ambiente de trabalho dos técnicos de enfermagem. Escola Anna Nery, v. 25, n. 2, . (17/17710-1)