Busca avançada
Ano de início
Entree

Impacto da exposição intencional de barreiras de PTFE-d na regeneração óssea guiada para preservação de alvéolo: Análise microbiológica, radiográfica, de parâmetros centrados no paciente,do padrão molecular de reparo ósseo e da estabilidade peri-implantar

Processo: 17/19834-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2018
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2020
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Periodontia
Pesquisador responsável:Fernanda Vieira Ribeiro
Beneficiário:Fernanda Vieira Ribeiro
Instituição Sede: Vice-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Universidade Paulista (UNIP). São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Fabiano Ribeiro Cirano ; Márcio Zaffalon Casati ; Mônica Grazieli Corrêa ; Renato Corrêa Viana Casarin ; Suzana Peres Pimentel
Assunto(s):Implantodontia  Biologia molecular  Regeneração óssea guiada  Implantes dentários 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biologia molecular | implantes dentais | Regeneração óssea guiada | Implantodontia

Resumo

O objetivo do presente estudo clínico-laboratorial, paralelo, randomizado, prospectivo e controlado será determinar o impacto da exposição intencional ao meio bucal de barreiras de politetrafluoretileno denso (PTFE-d) na regeneração óssea guiada (ROG) para preservação de alvéolo, por meio de análises microbiológicas, radiográficas, de parâmetros reportados pelo paciente e avaliação do padrão molecular de biomarcadores relacionados ao reparo do tecido ósseo, bem como na estabilidade de implantes dentais. Serão selecionados 40 indivíduos com indicação para exodontia e posterior colocação de um implante dental na região entre pré-molares superiores. Os pacientes serão randomizados em um dos seguintes grupos, logo após a exodontia: 1) ROG: o alvéolo receberá regeneração com membrana PTFE-d, a qual ficará intencionalmente exposta ao meio bucal, sendo removida após 28 dias e 2) Não-ROG: o alvéolo não receberá tratamento adicional, após a exodontia. Após 3 meses, todos os pacientes receberão implantes dentais e reabilitação protética provisória. Avaliações de parâmetros reportados pelos pacientes quanto à morbidade, edema e interferência na vida diáriaserão realizadas após 3, 7, 14, 28, 35 e 42 dias da exodontia, e quanto à estética após a instalação da prótese, por meio de questionários. Coletas de biofilme na região de reparo/barreira serão realizadas em ambos os grupos após 3 e 28 dias da extração (no momento da remoção da barreira no grupo ROG) para avaliação do microbioma meio da plataforma Illumina HiSeq. Tomografias computadorizadas, obtidas imediatamente após a exodontia e anteriormente à colocação dos implantes, serão analisadas para obtenção das alterações no tecido ósseo quanto à altura e espessura do rebordo. Após 3 meses da realização das exodontias, durante a colocação dos implantes dentais, biópsias do tecido ósseo neoformado serão obtidas para avaliação do perfil imunoenzimático (DKK1, OPG, OC, OPN, TNF-±, SOST, RANKL, OSN e TRAP) e do padrão de expressão gênica (TGF-², BSP e COL-I) de marcadores de osteogênese/clasia, por meio das Técnicas Luminex/Magpix e PCR Real-Time, respectivamente. Ainda, após a colocação dos implantes, o quociente de estabilidade (ISQ) destes será mensurado por meio de análise de frequência de ressonância. Os resultados serão comparados estatisticamente de acordo com o grau de normalidade (ANOVA ou Kruskal Wallis), em nível de significância de 5%. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MATUMOTO, EDSON KEN; CORREA, MONICA GRAZIELI; COUSO-QUEIRUGA, EMILIO; MONTEIRO, MABELLE FREITAS; GRAHAM, ZACHARY; BRAZ, SILVIA HELENA GARCIA; RIBEIRO, FERNANDA VIEIRA; PIMENTEL, SUZANA PERES; CIRANO, FABIANO RIBEIRO; CASATI, MARCIO ZAFFALON. Influence of partially exposed nonabsorbable membrane for alveolar ridge preservation: A randomized controlled trial. CLINICAL IMPLANT DENTISTRY AND RELATED RESEARCH, v. 25, n. 3, p. 11-pg., . (17/19834-0)