Busca avançada
Ano de início
Entree

Cogumelos comestíveis da Mata Atlântica: diversidade e viabilidade de cultivo

Processo: 17/25754-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2018
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2022
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica
Pesquisador responsável:Nelson Menolli Junior
Beneficiário:Mariana de Paula Drewinski
Instituição Sede: Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA). Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Micologia   Cogumelos comestíveis   Bromatologia   Mata Atlântica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cogumelo nativo | Domesticação | produção de cogumelo | Micologia

Resumo

Dentre as 22 mil espécies de cogumelos conhecidas, cerca de 2.000 são comestíveis e apenas 100 espécies são cultivadas. Os indígenas brasileiros conhecem e consomem diversas espécies de cogumelos encontrados nas matas. Essas espécies de ocorrência natural podem apresentar-se bastante promissoras para estudos de cultivo e futura inserção no mercado nacional de cogumelos comestíveis. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é conhecer os cogumelos comestíveis de ocorrência na Mata Atlântica e estudar suas potencialidades de cultivo. Os cogumelos comestíveis nativos xilófilos serão coletados e identificados através das características morfológicas e moleculares, por meio da amplificação e sequenciamento da região intergênica ITS (barcoding para fungos). Os cogumelos serão isolados em meio de cultura BDA e submetidos a testes de crescimento micelial em diferentes temperaturas e nos substratos serragem de eucalipto, palha de trigo e bagaço de cana-de-açúcar, suplementados com 10% de farelo de trigo. Os isolados serão avaliados quanto à eficiência de degradação dos substratos através de testes enzimáticos, produção do inoculante em grãos de trigo, e produtividade e eficiência biológica em diferentes substratos. Por fim, os cogumelos produzidos serão submetidos a análises bromatológicas para determinação da composição nutricional. A pesquisa sobre o potencial de cultivo de cogumelos nativos pode levar à descoberta de isolados com maior produtividade e mais adaptados às condições locais do que as linhagens de espécies comumente comercializadas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
JACOB, MICHELLE CRISTINE MEDEIROS; SOUZA, ALICE MEDEIROS; DE CARVALHO, ALINE MARTINS; DE VASCONCELOS NETO, CARLOS FREDERICO ALVES; TREGIDGO, DANIEL; HUNTER, DANNY; PEREIRA, FILLIPE DE OLIVEIRA; BRULL, GUILHERMO ROS; KUNHLEIN, HARRIET, V; GUEDES DA SILVA, LARA JULIANE; et al. Food Biodiversity as an Opportunity to Address the Challenge of Improving Human Diets and Food Security. ETHNOBIOLOGY AND CONSERVATION, v. 12, p. 14-pg., . (17/25754-9, 18/15677-0)