Busca avançada
Ano de início
Entree

A influência do empresariado na reforma do ensino médio

Processo: 17/26488-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2018
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2020
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Nora Rut Krawczyk
Beneficiário:Sérgio Feldemann de Quadros
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino médio   Sociologia educacional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:empresariado | Ensino Médio | Mp746 | 2016 | Sociologia da Educação

Resumo

A relação do empresariado com as políticas educacionais não é um fenômeno inédito no Brasil. Entretanto, a sua crescente presença na área tem chamado a atenção de muitos pesquisadores. Ao mesmo tempo, a reforma do Ensino Médio, consolidada neste ano pela lei 13.415/2017, parece conter diversos elementos que apontam para esta relação, entre eles: os argumentos da exposição de motivos da lei, que se assemelham com os discursos do empresariado; o discurso modernizador da flexibilização, bem como o fato de o modelo de flexibilização empregado na lei ter sido elaborado exclusivamente a partir de entidades ligadas ao setor empresarial; o interesse do setor privado da educação nesta reforma; a presença de entidades empresariais na formulação e implementação da BNCC. Esta relação não acontece sem implicações. Diversos são os estudos que apontam o aviltamento que os processos educativos sofrem com os princípios da competitividade, do empreendedorismo e da lógica das competências. Ainda, a repolitização da ação empresarial, que tem ganho impulso no Brasil e na América Latina desde a década de 1980, coloca-se como um problema relevante às pesquisas nas ciências sociais e humanas. Neste sentido, este projeto tem como objetivo investigar a influência do empresariado na atual reforma do Ensino Médio. Metodologicamente, farei uso de uma pesquisa documental e bibliográfica, além de entrevistas semiestruturadas, a serem realizadas com informantes chave das instituições selecionadas a partir da sua importância no cenário educacional dos últimos anos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SÉRGIO FELDEMANN DE QUADROS; NORA RUT KRAWCZYK. EDUCANDO A JUVENTUDE TRABALHADORA PELAS MÉTRICAS DO MERCADO. Educ. rev., v. 40, . (17/26488-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
QUADROS, Sérgio Feldemann de. A influência do empresariado na reforma do ensino médio. 2020. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Campinas, SP.