Busca avançada
Ano de início
Entree

Diversidade genética do Anaplasma marginale em bovinos amostrados em ITU, Estado de São Paulo

Processo: 18/05366-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2018
Data de Término da vigência: 31 de março de 2020
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Patologia Animal
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Rosangela Zacarias Machado
Beneficiário:Amanda Barbosa Garcia
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Anaplasma marginale   Diversidade genética   Bovinos   Biologia molecular   Anaplasmose
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Anaplasma marginale | Anaplasmose | bovinos | Diversidade Genética | msp1a | qPCR | Biologia Molecular

Resumo

Bactérias do gênero Anaplasma são alfa-proteobactérias pertencentes a família Anaplasmataceae, ordem Rickettsiales. Estes microrganismos são intracelulares obrigatórios de eritrócitos. A transmissão é mediada por carrapatos, moscas hematófagas, por via transplacentária ou ainda fomites com sangue infectado. Este gênero apresenta grande importância econômica e veterinária, dado as enfermidades causadas ao rebanho bovino, como é o caso da anaplasmose bovina, que tem como agente a bactéria da espécie Anaplasma marginale. Responsável por causar uma anemia severa, provocando a queda de peso e da produção de leite a anaplasmose bovina já foi descrita em de 98% do gado bovino no estado de São Paulo. O presente estudo tem como objetivo verificar a diversidade genética do Anaplasma marginale em bovinos de corte da raça Angus, naturalmente infectados em fase de surto da doença, pertencentes a um rebanho de uma fazenda no município de Itú, estado de São Paulo, por meio da análise molecular da MSP1a. Para tal, amostras de soro e sangue serão submetidas, respectivamente, a testes sorológicos (Ensaio Imunosorbente Ligado à Enzima Indireto - [iELISA]) e a técnicas moleculares (PCR convencional [cPCR] e em tempo real quantitativo [qPCR]), seguidos de sequenciamentos e análise filogenética. Futuramente os dados aqui obtidos contribuirão para a elaboração de novos métodos de controle para a anaplasmose, visando diminuir o impacto econômico da doença nos rebanhos bovinos, além de contribuir para o entendimento da relação parasito-hospedeiro.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GARCIA, AMANDA BARBOSA; JUSI, MARCIA MARIZA GOMES; FRESCHI, CARLA ROBERTA; RAMOS, INALDA ANGELICA SOUZA; MENDES, NATALIA SERRA; DO AMARAL, RENAN BRESSIANINI; GONSALVES, LUIZ RICARDO; ANDRE, MARCOS ROGERIO; MACHADO, ROSANGELA ZACARIAS. High genetic diversity and superinfection by Anaplasma marginale strains in naturally infected Angus beef cattle during a clinical anaplasmosis outbreak in southeastern Brazil. TICKS AND TICK-BORNE DISEASES, v. 13, n. 1, p. 9-pg., . (18/05366-7)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GARCIA, Amanda Barbosa. Diversidade genética de Anaplasma marginale em bovinos amostrados em Itú, estado de São Paulo. 2020. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal Jaboticabal.