Busca avançada
Ano de início
Entree

Conceitos de arquitetura escolar: jogo piloto para apoio ao desenvolvimento do plano de massas

Processo: 18/12647-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2018
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2019
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Projeto de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Marcella Savioli Deliberador
Beneficiário:Giovanna Ferraro Peres
Instituição Sede: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Metodologia de projeto   Projeto de arquitetura   Processo de projeto   Escolas (arquitetura)   Ludificação   Qualidade do projeto
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arquitetura Escolar | conceito arquitetônico | dinâmicas de apoio ao processo de projeto | Gameficação | plano de massas | Processo de projeto | Metodologia de Projeto

Resumo

As pesquisas demonstram que repensar a educação implica em um pensamento multidisciplinar, capaz de incluir todos os agentes envolvidos no processo. A reflexão sobre a qualidade espacial do edifício escolar demanda entendimento sobre o processo de projeto dos profissionais que se debruçam sobre essa tipologia, buscando ferramentas capazes de incrementar a sua qualidade final. A definição do partido do projeto, onde os profissionais lançam os conceitos que pretendem atender, ocorre logo nas primeiras fases do processo criativo. Nessa pesquisa serão levantados os conceitos que podem ser utilizados na definição desse partido, durante a etapa de síntese. Tais conceitos serão definidos pelo estudo teórico e prático do processo de projeto em arquitetura escolar e serão a base teórica para o desenvolvimento do projeto piloto de um jogo como dinâmica de apoio para o plano de massas. Em termos metodológicos, será realizada uma revisão bibliográfica para identificação dos conceitos presentes na literatura. Tais conceitos serão validados em entrevistas com os agentes envolvidos com a tipologia escolar. A partir dessa validação, será desenvolvido um jogo experimental que deverá servir de apoio aos arquitetos. Tal jogo deverá ser testado para a elaboração da versão final. Pretende-se com o desenvolvimento dessa pesquisa, contribuir com a discussão sobre os conceitos da arquitetura escolar e desenvolver uma ferramenta piloto capaz de colaborar com a melhoria do processo de projeto.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARCELLA SAVIOLI DELIVERADOR; CIBELE HADDAD TARALLI; GIOVANNA PERES. Criatividade e processo de projeto escolar: jogo de tabuleiro como ferramenta de apoio. Ambient. constr., v. 20, n. 3, p. 87-107, . (17/05699-3, 18/12647-2)