Busca avançada
Ano de início
Entree

Condição hidráulica determinante à ocorrência de estresse hídrico na cultura da cana-de-açúcar

Processo: 18/12663-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2018
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2020
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Quirijn de Jong van Lier
Beneficiário:Marina Luciana Abreu de Melo
Instituição Sede: Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Transpiração   Física do solo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Modelagem | Saccharum officinarum L | Transpiração | Física do Solo

Resumo

A baixa disponibilidade de água no solo é frequentemente a principal limitação à produção de cana-de-açúcar no Brasil. Com a recente expansão de seu cultivo para regiões mais quentes e secas do país, ressalta-se a importância da realização de estudos sobre as condições hidráulicas determinantes à ocorrência de estresse hídrico na cultura. Nesse contexto, a utilização de modelos agrohidrológicos baseados em processos se destaca como uma opção menos onerosa e mais efetiva para a compreensão da influência de fatores ambientais no crescimento e no desenvolvimento da cana-de-açúcar. O objetivo deste projeto é estimar os potenciais matriciais limitantes da função de redução de transpiração de Feddes (h3l e h3h) para a cultura da cana-de-açúcar, por modelagem inversa com o modelo SWAP/WOFOST. Serão realizadas a calibração e a validação do modelo em relação aos parâmetros h3l e h3h, utilizando dois conjuntos de dados experimentais independentes. Em seguida, o modelo será utilizado para a análise de sensibilidade das simulações da produtividade da cultura e da produtividade da água aos parâmetros calibrados e para simulações de ciclos de cana-de-açúcar com realizações estocásticas do clima presente e futuro, para seis solos da região produtora de Piracicaba, SP. Com este estudo pioneiro, espera-se melhorar a predição da ocorrência de estresse hídrico na cana-de-açúcar, evidenciando os seus efeitos no rendimento final da cultura e no balanço hídrico para diferentes condições edafoclimáticas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE MELO, MARINA LUCIANA ABREU; DE JONG VAN LIER, QUIRIJN; ARMINDO, ROBSON ANDRE. Conversion of soil water retention and conductivity parameters from van Genuchten-Mualem to Groenevelt and Grant model. SOIL RESEARCH, v. 59, n. 8, . (18/12663-8)
ABREU DE MELO, MARINA LUCIANA; VAN LIER, QUIRIJN DE JONG. Revisiting the Feddes reduction function for modeling root water uptake and crop transpiration. Journal of Hydrology, v. 603, n. B, . (18/12663-8)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MELO, Marina Luciana Abreu de. Condição hidráulica determinante à ocorrência de estresse hídrico na cultura da cana-de-açúcar. 2020. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALA/BC) Piracicaba.