Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da geração de drenagem ácida em pilhas de rejeitos de mineração de Urânio

Processo: 18/14565-3
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2019
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2021
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Saneamento Ambiental
Pesquisador responsável:César Augusto Moreira
Beneficiário:César Augusto Moreira
Instituição Sede: Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Amália Eugênia Matavelli Rosa ; Heber Luiz Caponi Alberti ; Pedro Lemos Camarero
Assunto(s):Águas subterrâneas  Geofísica  Geoquímica 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:água subterrânea | drenagem ácida de mina | Geofisica | Geoquímica | pilha de rejeito | Drenagem ácida de mina

Resumo

Empreendimentos mineiros visam à extração e beneficiamento de insumos minerais, que conta com área de extração (mina a céu aberto ou subterrânea), área de beneficiamento e concentração de minério, área de lançamento de estéril e barragens de rejeitos. A lavra de minérios de origem hidrotermal frequentemente resulta num grande acúmulo de minerais sulfetados em pilhas de rejeito, estáveis no interior dos depósitos minerais não explorados, mais susceptíveis a alterações sob condições atmosféricas. A hidratação e oxidação de sulfetos minerais em condições de superfície provoca a oxidação, liberação de cátions e grandes quantidade de enxofre em águas superficiais e subterrâneas, produto aquoso denominado de drenagem ácida de mina, caracterização pelo pH ácido e elevada quantidade de metais e, eventualmente, elementos radioativos. Os procedimentos técnicos mais utilizados no monitoramento de pilhas de estéril são poços de monitoramento, que possibilitam aferições periódicas do nível freático e análises químicas das águas. Embora sejam ferramentas indispensáveis, resultam em amostragens pontuais e com representatividade espacial limitada. O diagnóstico e monitoramento ambiental por aplicação de Geofísica é atestado por diversos estudos científicos e técnicos, obtidas de forma indireta, não invasiva e abrangente. O uso integrado de métodos diretos (geoquímicos) e indiretos (geofísicos) pode ser uma alternativa no estudo da origem e fluxo de drenagem ácida de mina em pilhas de rejeito com sulfetos. Desta forma, este projeto visa compreender a geração de drenagem ácida pilhas de rejeito de mineração de urânio com sulfetos e a possibilidade de reconhecimento destas áreas em profundidade a partir de técnica de mapeamento em superfície. Estão previstos levantamento geoquímicos de águas superficiais e subterrâneas, acompanhado por levantamento geofísicos por meio dos métodos da Eletrorresistividade, Polarização Induzida e Gamaespectometria. A Eletrorresistividade permite o reconhecimento de zonas de percolação de drenagem ácida subterrânea (enriquecidas em íons dissolvidos). A Polarização Induzida é tradicionalmente aplicada na pesquisa de depósitos minerais do tipo sulfetos disseminados, e seu uso neste projeto visa o reconhecimento de zonas sulfetadas no interior das pilhas de rejeito, adaptação do método para estudos ambientais. A proposta de uso de Gamaespectometria é baseada na hipótese de emanações radioativas em superfície a partir de destruição de minerais em zonas de geração de drenagem ácida em profundidade. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas (4)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MOREIRA, CESAR AUGUSTO; INNOCENTI HELENE, LIVIA PORTES; HARTWIG, MARCOS EDUARDO; LOURENCO, REBECA; PACINE FEITOZA DO NASCIMENTO, MATHEUS MISTRINEL; TARGA, DEBORA ANDRADE. Geophysical and Structural Survey in the Diagnosis of Leaks at a Fuel Station in a Uranium Mine in Decommissioning Phase (Pocos de Caldas, Brazil). PURE AND APPLIED GEOPHYSICS, v. 178, n. 9, . (18/14565-3)
ALDANA ARCILA, ERIKA JULIANA; MOREIRA, CESAR AUGUSTO; CAMARERO, PEDRO LEMOS; STANFOCA CASAGRANDE, MATHEUS FELIPE. Identification of Flow Zones Inside and at the Base of a Uranium Mine Tailings Dam Using Geophysics. MINE WATER AND THE ENVIRONMENT, v. 40, n. 1, SI, p. 308-319, . (18/14565-3)
MOREIRA, CESAR AUGUSTO; NETTO, LEONIDES GUIRELI; CAMARERO, PEDRO LEMOS; BERTULUCI, FERNANDA BARBOSA; HARTWIG, MARCOS EDUARDO; DOMINGOS, REINALDO. Application of electrical resistivity tomography (ERT) in uranium mining earth dam. JOURNAL OF GEOPHYSICS AND ENGINEERING, v. 19, n. 6, p. 15-pg., . (18/14565-3)
MOREIRA, CESAR AUGUSTO; CASAGRANDE, MATHEUS FELIPE STANFOCA; DE SIQUEIRA BUCHI, FERNANDA MIRANDA; TARGA, DEBORA ANDRADE. Hydrogelogical characterization of a waste rock pile and bedrock affected by acid mine drainage from geophysical survey. SN APPLIED SCIENCES, v. 2, n. 7, . (18/14565-3)