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Estudo conceitual de um motor com cilindrada e taxa de compressão ajustáveis

Processo: 18/18859-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2018
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2020
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Engenharia Térmica
Pesquisador responsável:Janito Vaqueiro Ferreira
Beneficiário:Caio Henrique Rufino
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Motores de combustão interna   Ignição   Etanol
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Motor de curso variável | Motor de ignição por centelha | Motores flex | Simulação de motores | Taxa de compressão variável | Motores de Combustão Interna

Resumo

Esta proposta consiste no pedido de extensão do projeto Fapesp N° 2016/06043-1. O estudo proposto tem como objetivo avaliar as vantagens da implementação de um mecanismo que permite a um motor de combustão interna o ajuste de cilindrada e taxa de compressão. O estudo foca na implementação do mecanismo em questão em motores de ignição por centelha operando com etanol buscando o ajuste de taxa de compressão e cilindrada de forma a obter a melhor eficiência. Um motor convencional opera em baixa taxa de compressão quando não há o risco de ocorrência de detonação e com o fluxo de ar restringido pela atuação da válvula borboleta em cargas parciais. Ao reduzir a cilindrada e aumentar a taxa de compressão de acordo com a condição operacional do motor, as perdas mencionadas podem ser evitadas. Logo, a tecnologia proposta propõe um ganho significativo de eficiência em condições de carga parcial. Para executar a análise, é necessário o desenvolvimento de um modelo de simulação. O modelo de simulação deve ser capaz de estimar a perfomance de um motor e prever a ocorrência da detonação, fenômeno crítico para o controle da taxa de compressão. As ferramentas de simulação desenvolvidas devem, então, ser primeiramente validadas com dados experimentais obtidos de um motor convencional. Depois, com o modelo de simulação implementado e validado, a operação e desempenho do motor proposto podem ser estimados. Após realizadas as simulações, um protótipo do motor proposto será testado em bancada e os resultados poderão ser comparados com os resultados obtidos em simulação, validando-os e indicando os benefícios obtidos com a implementação da tecnologia. No projeto anterior já foi desenvolvido o modelo de simulação e sua validação foi realizada com dados experimentais. A nova proposta para a extensão do projeto consiste na fase final da pesquisa, a qual compreende a finalização das simulações de predição de funcionamento e a execução de testes de validação experimentais no protótipo. (AU)

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Publicações científicas (7)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RUFINO, CAIO HENRIQUE; TRUTA BESERRA DE LIMA, ALESSANDRO JOSE; MIN ALLAH, FAZAL UM; FERREIRA, JANITO VAQUEIRO; RIBEIRO GALLO, WALDYR LUIZ. Study on combustion irreversibility in turbocharged spark-ignition engines. INTERNATIONAL JOURNAL OF EXERGY, v. 35, n. 1, SI, p. 19-34, . (18/20394-7, 13/50238-3, 18/18859-1)
RUFINO, CAIO H.; FERREIRA, V, JANITO. Study on the efficiency of a spark-ignition variable displacement and compression ratio engine. INTERNATIONAL JOURNAL OF ENGINE RESEARCH, v. 22, n. 8, . (18/18859-1)
DE LIMA, A. J. T. B.; RUFINO, C. H.; FERREIRA, V, J.; GALLO, W. L. R.. Study on Exergy Recovery in Hybrid Vehicles via Wastegate Losses. INTERNATIONAL JOURNAL OF THERMODYNAMICS, v. 23, n. 1, p. 43-51, . (13/50238-3, 18/18859-1)
RUFINO, CAIO H.; GALLO, WALDYR L. R.; FERREIRA, V, JANITO. Diagnosis of hydrous ethanol combustion in a spark-ignition engine. PROCEEDINGS OF THE INSTITUTION OF MECHANICAL ENGINEERS PART D-JOURNAL OF AUTOMOBILE ENGINEERING, v. 235, n. 1, . (18/18859-1)
RUFINO, CAIO HENRIQUE; TRUTA BESERRA DE LIMA, ALESSANDRO JOSE; MIN ALLAH, FAZAL UM; FERREIRA, JANITO VAQUEIRO; RIBEIRO GALLO, WALDYR LUIZ. Study on combustion irreversibility in turbocharged spark-ignition engines. INTERNATIONAL JOURNAL OF EXERGY, v. 35, n. 1, p. 16-pg., . (18/18859-1, 13/50238-3, 18/20394-7)
MIN ALLAH, FAZAL UM; RUFINO, CAIO HENRIQUE; ZABEU, CLAYTON BARCELOS; RIBEIRO GALLO, WALDYR LUIZ; DUMITRU, I; RACILA, L; COVACIU, D; ROSCA, A. Investigating the Cyclic Variability of a Multi-cylinder Turbocharged Direct-Injection Spark-Ignition Engine Fueled with E10. 30TH SIAR INTERNATIONAL CONGRESS OF AUTOMOTIVE AND TRANSPORT ENGINEERING: SCIENCE AND MANAGEMENT OF AUTOMOTIVE AND TRANSPORTATION ENGINEERING, v. N/A, p. 11-pg., . (18/18859-1, 18/20394-7)
MIN ALLAH, FAZAL UM; RUFINO, CAIO HENRIQUE; RIBEIRO GALLO, WALDYR LUIZ; ZABEU, CLAYTON BARCELOS; ASME. INVESTIGATING THE EFFECTS OF ENGINE OPERATING CONDITIONS ON THE CYCLIC VARIABILITY OF A COMMERCIAL FLEX-FUEL ENGINE. PROCEEDINGS OF THE ASME INTERNAL COMBUSTION ENGINE FALL TECHNICAL CONFERENCE, 2019, v. N/A, p. 12-pg., . (18/18859-1, 18/20394-7)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RUFINO, Caio Henrique. Conceptual study of an internal combustion engine with adjustable cubic capacity and compression ratio. 2020. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Mecânica Campinas, SP.