Busca avançada
Ano de início
Entree

Construção de maquetes para Divulgação Científica de Química e estudo da sua contribuição para a formação do espírito científico

Processo: 18/20145-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2019
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2022
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química
Pesquisador responsável:Ana Cláudia Kasseboehmer
Beneficiário:Ana Cláudia Kasseboehmer
Instituição Sede: Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino de química  Divulgação científica  Gaston Bachelard 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Divulgação Científica | Ensino De Química | espírito científico | Gaston Bachelard | Museu de Ciências | Química | Divulgação Científica

Resumo

É fato conhecido que a Química é uma área de pequeno prestígio entre estudantes de ensino médio que pouco compreendem as características dessa ciência, associando-a a fórmulas e regras. O mesmo ocorre com a população que associa essa ciência a tudo aquilo que é danoso para o ambiente. Ações em diferentes âmbitos vêm sendo tomadas para estimular o desenvolvimento de uma visão mais madura e positiva das ciências pela população. Os museus e centros de ciências aparecem como um importante elemento para contribuir tanto nessa busca por despertar o interesse das pessoas por ciência e tecnologia quanto para contribuir com a educação científica. No entanto, poucas atividades de Química podem ser encontradas em museus e centros de ciências no Brasil e no mundo. Dentre os principais motivos para essa falta apontados na literatura são a impossibilidade de se deixar materiais e reagentes expostos para os visitantes manipularem por questões de segurança principalmente. Com financiamentos anteriores, avanços significativos foram alcançados na produção de uma maquete que possibilite a realização de experimentos pelo visitante sem qualquer contato físico dele com reagentes, produtos ou material de descarte. Este projeto refere-se à construção de maquetes de Química e o estudo de sua contribuição para a formação do espírito científico dos visitantes com a combinação de estratégias quantitativas e qualitativas utilizando-se Gaston Bachelard como referencial teórico. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas (8)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERREIRA, DANIELE MARCONDES; SENTANIN, FRANCIANI CASSIA; PARRA, KENIA NAARA; NEGRAO BONINI, VICTOR MILLANI; DE CASTRO, MARIO; KASSEBOEHMER, ANA CLAUDIA. Implementation of Inquiry-Based Science in the Classroom and Its Repercussion on the Motivation to Learn Chemistry. Journal of Chemical Education, . (19/04543-5, 17/10118-0, 14/02522-7, 18/20145-7)
RAFAEL CAVA MORI; ANA CLÁUDIA KASSEBOEHMER. ESTRATÉGIAS PARA A INSERÇÃO DE MUSEUS DE CIÊNCIAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENSINO DE QUÍMICA. Química Nova, v. 42, n. 7, p. 803-811, . (17/10118-0, 18/20145-7)
SENTANIN, FRANCIANI CASSIA; BARBOSA DA SILVA, MATHEUS DOS SANTOS; MARTINHAO, ROSANA F.; PARRA, KENIA NAARA; BARBATO, DANIELA M. L.; KASSEBOEHMER, ANA CLAUDIA. Exploring how high school students experience intrinsically motivating elements in a science communication lecture on research in chemistry. INTERNATIONAL JOURNAL OF SCIENCE EDUCATION PART B-COMMUNICATION AND PUBLIC ENGAGEMENT, v. N/A, p. 18-pg., . (14/02522-7, 19/22340-4, 17/10118-0, 19/04543-5, 18/20145-7)
SENTANIN, FRANCIANI CASSIA; LANZA, MARCOS R. V.; KASSEBOEHMER, ANA CLAUDIA. Chemistry Scientific Dissemination Video: Impact on the Perception of University Students. Journal of Chemical Education, v. 100, n. 2, p. 8-pg., . (19/04543-5, 18/20145-7, 17/10118-0)
DE SOUZA, RENATA T. M. P.; DOS SANTOS BARBOSA DA SILVA, MATHEUS; L. BARBATO, DANIELA M.; DE GUZZI, MARA EUGENIA RUGGIERO; KASSEBOEHMER, ANA CLAUDIA. Motivation to learn chemistry: a thorough analysis of the CMQ-II within the Brazilian context. Chemistry Education Research and Practice, v. N/A, p. 12-pg., . (18/20145-7, 14/02522-7, 17/10118-0, 19/22340-4)
SENTANIN, FRANCIANI CASSIA; DA ROCHA, ARIANE CAROLINA; PARRA, KENIA NAARA; LANZA, V, MARCOS R.; KASSEBOEHMER, ANA CLAUDIA. Interactive Lecture in Redox Chemistry: Analysis of the Impact of the Dissemination of University Scientific Research among High School Students. Journal of Chemical Education, v. 98, n. 7, p. 2279-2289, . (14/02522-7, 17/10118-0, 18/20145-7, 19/04543-5)
DE SOUZA, RENATA TORRES MATTOS P.; KASSEBOEHMER, ANA CLAUDIA. The Thalidomide Mystery: A Digital Escape Room Using Genially and WhatsApp for High School Students. Journal of Chemical Education, . (17/10118-0, 18/20145-7, 14/50945-4)

Patente(s) depositada(s) como resultado deste projeto de pesquisa

APARATO INTERATIVO PARA OBSERVAÇÃO DE FENÔMENOS QUÍMICOS BR1020210066067 - Universidade de São Paulo (USP) . ISRAEL ROSALINO, ANA CLÁUDIA KASSEBOEHMER, MARCOS ROBERTO DE VASCONCELOS LANZA, ANA CAROLINA DA SILVA STEOLA - 06 de abril de 2021