Busca avançada
Ano de início
Entree

Para comer com os olhos: restaurantes paulistanos e a busca de prestígio na era das redes sociais

Processo: 18/24266-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2019
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2021
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Maria Helena Oliva Augusto
Beneficiário:Camila Assunção Crumo
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Meios de comunicação   Mídias sociais   Restaurantes   Gastronomia   Marketing   Estratégia da comunicação   Incentivos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:distinção social | Etiqueta alimentar | Mídia | redes sociais | sociologia da alimentação | Sociologia da Alimentação

Resumo

Este projeto propõe investigar as tensões e confluências geradas na busca de prestígio por parte dos restaurantes paulistanos na era do compartilhamento de imagens pelas redes sociais. Tendo em vista o crescente do hábito de compartilhar fotos de refeições nas redes sociais, pretende-se examinar em que medida o incentivo ao uso (ou a negação) dessas ferramentas digitais serve como estratégia de distinção no circuito gastronômico. Para isso, pretende-se realizar pesquisas qualitativas em dois grupos de restaurantes selecionados pela boa qualificação segundo críticos especializados ou pelo elevado número de "curtidas" em suas páginas nas redes sociais. Caberá à pesquisa investigar: i) as categorias acionadas por cada restaurante na disputa pelo reconhecimento popular em detrimento do reconhecimento da crítica especializada, e vice-versa, ou na compatibilização dos dois polos, quando for o caso; ii) as narrativas mobilizadas por aqueles que se identificam com um lado para desqualificar o outro; iii) os recursos simbólicos e marcadores de distinção presentes nos estabelecimentos; e iv) como essas escolhas se refletem na estrutura física (decoração, apresentação dos pratos, cardápios etc.) e no tipo de propaganda de cada restaurante. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CRUMO, CAMILA ASSUNCAO. Delivering meanings: the "appification" of formal restaurants in Brazil amid the coronavirus pandemic. FOOD CULTURE & SOCIETY, v. N/A, p. 16-pg., . (18/24266-3)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CRUMO, Camila Assunção. Para comer com os olhos: restaurantes paulistanos e a busca de prestígio na era das redes sociais. 2022. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD) São Paulo.