Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo de corrosão na liga WE43

Processo: 18/25722-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2019
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2020
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Metalurgia Física
Pesquisador responsável:Waldek Wladimir Bose Filho
Beneficiário:Icaro Marino Bittencourt
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Terras raras   Corrosão   Ligas metálicas   Microscopia eletrônica de varredura
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:corrosão | ligas de Mg | Terras Raras | We43 | Corrosão

Resumo

O crescimento do mercado aeroespacial vem proporcionando o aumento da competição entre os fabricantes de aeronaves, levando-os a reduzir custos operacionais e a busca por soluções criativas. Nessa perspectiva, nota-se a constante procura por materiais, métodos e processos cada vez mais eficientes que permitam a redução do peso e o consumo de combustível, elevando o desempenho das aeronaves e contribuindo com o meio ambiente. Sendo assim, novas ligas metálicas ultraleves são estudadas e desenvolvidas a fim de substituir as tradicionais ligas, vislumbrando diminuição do peso estrutural e ganho na resistência específica. O presente trabalho visa estudar o comportamento e mecanismos de corrosão da liga de magnésio WE43 (Mg-Y-Nd-Zr) não inflamável, que exibe estabilidade das propriedades mecânicas e resistência à fluência em temperaturas até 300ºC e corrosão superior às ligas AZ e AM, e estas comparáveis as das ligas de alumínio utilizadas na indústria aeronáutica. Para efeito comparativo, também serão analisados magnésio metálico puro e a liga de alumínio AA7050. Microscopia óptica e microscopia eletrônica de varredura, serão utilizadas para a caracterização microestrutural, bem como o ensaio de corrosão por imersão e o método proposto por Song e Atrens (2003) para determinação da taxa de corrosão medindo a evolução de hidrogênio, bem como o uso da técnica Kelvin Probe Force Microscopy (KPFM). Ao final desta pesquisa espera-se obter informações importantes sobre os micromecanismos de corrosão existentes nas condições aqui estudadas, comparando com as das ligas já em uso.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PEREIRA, GUALTER SILVA; KOGA, GUILHERME YUUKI; AVILA, JULIAN ARNALDO; BITTENCOURT, ICARO MARINO; FERNANDEZ, FERNANDO; MIYAZAKI, MARCOS HIDEKI; BOTTA, WALTER JOSE; BOSE FILHO, WALDEK WLADIMIR. Corrosion resistance of WE43 Mg alloy in sodium chloride solution. Materials Chemistry and Physics, v. 272, . (18/25722-2)