Busca avançada
Ano de início
Entree

Exposição de diápiros no fundo oceânico como um indicador de correntes: um estudo de caso na Bacia de Santos, Brasil

Processo: 19/06250-5
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2019
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2020
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Oceanografia - Oceanografia Geológica
Proposta de Mobilidade: SPRINT - Projetos de pesquisa - Mobilidade
Pesquisador responsável:Michel Michaelovitch de Mahiques
Beneficiário:Michel Michaelovitch de Mahiques
Pesquisador Responsável no exterior: Uri Schattner
Instituição Parceira no exterior: University of Haifa, Israel
Instituição Sede: Instituto Oceanográfico (IO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:19/00256-1 - Geocronologia e sedimentação terrígena nos depocentros lamosos da plataforma continental do Sul do Brasil, AP.R
Assunto(s):Sedimentologia marinha  Margens continentais  Fundo oceânico  Correntes oceânicas  Paleocorrentes  Estratigrafia  Bacia de Santos 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:margem continental | sedimentação | Sedimentação

Resumo

Correntes de fundo oceânico desempenham um papel central no sistema marinho. Eles transportam massas de água pelo mundo enquanto distribuem sedimentos, isótopos e nutrientes, bem como remodelam o fundo do oceano ao longo de seu caminho. Enquanto o mapeamento das atuais correntes de fundo oceânico se baseia em medições diretas, a reconstrução de correntes paleo é baseada em indicadores estratigráficos específicos, como marcas de cruzamentos e ripple. Em escala regional, os indicadores de paleo-corrente auxiliam na reconstrução das condições do fundo oceânico que se alteram em tempos geológicos. Em teoria, essas condições são ditadas pelas configurações locais e pelos padrões regionais de circulação. Ambos são difíceis de reconstruir devido à má cobertura dos dados tridimensionais em todo o subsolo dos oceanos do mundo. Em nosso recente trabalho conjunto (Schattner et al., 2018) definimos a interação entre os dipires de sal exposto no fundo do mar e a resposta morfo-estratigráfica devido ao fluxo de correntes de fundo. Esta definição apresenta um novo indicador de paleo-corrente que permite identificar tanto o tempo de exposição quanto a ação das correntes de fundo e, portanto, as condições paleo e seu tempo. Na pesquisa aqui proposta, desejamos utilizar o conceito de exposição diapiral para mapear as paleo-correntes em toda a bacia de Santos rica em diapir, no sudeste do Brasil. Nós retransmitimos a pesquisa em uma extensa interpretação de dados de reflexão sísmica multicanal inicialmente adquiridos para fins industriais. A pesquisa planejada requer principalmente trabalho de laboratório para análise de dados, o que é feito em conjunto e, portanto, os custos de viagem são cruciais para o sucesso do projeto. Este projeto continuará uma colaboração frutífera entre de Mahiques e Schattner, que desde 2014 rendeu cinco artigos de revisão publicados, dois adicionais aceitos para publicação recentemente, e três manuscritos em preparação, participação em reuniões internacionais, dois cruzeiros conjuntos no sudoeste do Atlântico e várias visitas mútuas. Espera-se que, uma vez publicado este estudo, tenha uma contribuição essencial para o campo da geofísica de exploração, uma vez que proporciona uma perspectiva única sobre a formação e disponibilidade de rochas-fonte de reservatórios. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SCHATTNER, URI; DE MAHIQUES, MICHEL MICHAELOVITCH. Post-rift regional volcanism in southern Santos Basin and the uplift of the adjacent South American coastal range. Journal of South American Earth Sciences, v. 104, . (15/17763-2, 19/06250-5)
DE MAHIQUES, M. M.; LOBO, F. J.; SCHATTNER, U.; LOPEZ-QUIROS, A.; ROCHA, C. B.; DIAS, R. J. S.; MONTOYA-MONTES, I; VIEIRA, A. C. B.. Geomorphological imprint of opposing ocean bottom currents, a case study from the southeastern Brazilian Atlantic margin. MARINE GEOLOGY, v. 444, . (14/08266-2, 10/06147-5, 19/06250-5, 15/17763-2, 20/03363-0)