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Formação de trabalhadores técnicos de nível médio em saúde no estado de São Paulo: problemáticas e desafios no contexto do SUS

Processo: 19/06374-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2019
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2022
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem
Pesquisador responsável:Adriana Katia Corrêa
Beneficiário:Adriana Katia Corrêa
Instituição Sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Maria Jose Clapis
Bolsa(s) vinculada(s):21/15054-5 - Formação de trabalhadores técnicos de nível médio em saúde no estado de São Paulo: problemáticas e desafios no contexto do SUS, BP.TT
20/05089-3 - Formação de trabalhadores técnicos de nível médio em saúde no estado de São Paulo: problemáticas e desafios no contexto do SUS, BP.TT
Assunto(s):Capacitação profissional  Educação profissionalizante  Ensino profissional e técnico  Sistema Único de Saúde 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Capacitação profissional | Educação profissionalizante | Sistema Único de Saúde | Educação

Resumo

O foco deste projeto será a formação no âmbito da educação profissional técnica de nível médio (EPTNM) na área da saúde, no estado de São Paulo, tendo em vista o contingente numérico que os trabalhadores técnicos representam no cuidado em saúde no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS). Os objetivos são identificar e analisar quais são as finalidades, diretrizes, concepções e práticas pedagógicas que vêm norteando as propostas formativas dos cursos técnicos de nível médio da área da saúde, no estado de São Paulo, relacionando-as às políticas de saúde e educação, especialmente as de educação profissional, considerando a formação para o SUS e em perspectiva crítica; delimitar fragilidades e potencialidades que podem trazer implicações para a transformação da formação dos trabalhadores técnicos da área da saúde a favor do SUS, trazendo contribuições para as discussões e decisões acerca dessa formação no âmbito de estado. Serão envolvidas instituições públicas e privadas, instituições do Centro Paula Souza, Escolas Técnicas do SUS, SENAC e outras escolas da rede privada. Os dados serão coletados por meio de: análise de projetos de gestão, institucional e pedagógicos de cursos, observação da estrutura física da escola, questionário para acesso ao quadro de professores, entrevistas com coordenador de cursos, entrevistas ou grupos focais com professores. A realização deste projeto produzirá conhecimentos que mostrem fragilidades e potencialidades que podem trazer implicações para a transformação da formação dos trabalhadores técnicos da área da saúde a favor do SUS, contribuindo para as discussões e decisões acerca da política de formação desses trabalhadores no âmbito do estado de São Paulo. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ADRIANA KATIA CORRÊA; MARIA JOSÉ CLAPIS; SÍLVIA HELENA MENDONÇA DE MORAES. Perfis profissionais de planos de cursos técnicos em saúde: mercado, SUS e formação humana. Trab. educ. saúde (Online), v. 20, . (19/06374-6)