Busca avançada
Ano de início
Entree

Concepções de automutilação por adolescentes que se automutilaram

Processo: 19/09333-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2019
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2019
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem de Saúde Pública
Pesquisador responsável:Diene Monique Carlos
Beneficiário:Luiza Cesar Riani Costa
Instituição Sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Saúde da criança   Serviços de saúde escolar   Automutilação   Adolescentes   Coleta de dados   Procedimento de desenhos-estórias com tema   São Carlos (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:adolescente | automutilação | Serviços de saúde escolar | Saúde da criança e do adolescente

Resumo

A compreensão da adolescência deve ultrapassar concepções universalizantes e cristalizadas, considerando que depende do momento histórico, da cultura e da história de vida dos sujeitos. No adolescer ocidental atual, um fenômeno que tem se mostrado recorrente e recebido crescente atenção é o da automutilação. A automutilação pode ser definida como lesão deliberada que resulta na destruição direta ou alteração do tecido corporal de quem a praticou, com ou sem intenção do suicídio. Considerando a grande demanda de cuidado e atenção à automutilação, assim como as lacunas na literatura, o objetivo do presente estudo é identificar e analisar as concepções de adolescentes que se automutilam acerca do tema da automutilação. O referencial teórico utilizado será a teoria psicanalítica de Winnicott. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com coleta de dados realizada por meio de encontros individuas utilizando o recurso Desenho-Estória com Tema. A população-alvo que participará dos encontros são adolescentes que se automutilam, de uma escola do município de São Carlos-SP. A análise de dados se dará pela análise temática. Entende-se que a aproximação das concepções de automutilação por adolescentes que se automutilam pode apontar caminhos para intervenções futuras, além de contribuir para o entendimento do fenômeno em si.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LUIZA CESAR RIANI COSTA; ISABELA MARTINS GABRIEL; WANDERLEI ABADIO DE OLIVEIRA; PRISCILLA HORTENSE; OLGA LOPEZ DE DICASTILLO; DIENE MONIQUE CARLOS. EXPERIÊNCIAS DA AUTOLESÃO NÃO SUICIDA PARA ADOLESCENTES QUE SE AUTOLESIONARAM - CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA PSICANALÍTICA WINNICOTTIANA. Texto & Contexto : Enfermagem, v. 30, . (19/09333-9)