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Arquivos e narrativas: a experiência balinesa na exposição colonial de 1931

Processo: 19/14491-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2019
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2023
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia - Teoria Antropológica
Pesquisador responsável:Fernanda Arêas Peixoto
Beneficiário:Juliana Coelho de Souza Ladeira
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):21/12760-6 - Arquivos e narrativas: a experiência balinesa na Exposição Colonial de 1931, BE.EP.PD
Assunto(s):Exposições   Colonialismo   Artistas   Indonésia   Século XX
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Antropologia | Bali | Colonialismo | Exposições | Mise en Scene | performance | Antropologia e Historia

Resumo

O projeto de pesquisa pós-doutoral "Arquivos e narrativas: a experiência balinesa na Exposição Colonial de 1931" propõe acessar os arquivos inéditos da família de Cokorda Gede Raka Sukawati, em Bali, Indonésia, com o intuito de reunir, analisar documentos e colher depoimentos remanescentes dos artistas balineses que se apresentaram neste evento. Busca-se compreender este acontecimento sob a perspectiva pouco explorada dos colonizados, além de identificar os possíveis desdobramentos dessa experiência em Bali. Dessa forma, norteia-se pela questão principal: se a Exposição Colonial foi uma mise en scène do mundo organizada pelas nações europeias, qual teria sido a percepção dos balineses participantes deste evento? Para responder a essa pergunta, a pesquisa será realizada em torno de dois eixos estruturantes. O primeiro eixo corresponde a um trabalho de campo em Bali, nos arquivos de Cokorda Gede Raka Sukawati e com informantes ainda vivos. Além de membro da família real de Ubud e personalidade influente nos círculos da administração holandesa, Cokorda Gede Raka Sukawati foi diretor e responsável artístico do grupo de performers que foram à Paris. O segundo eixo estruturante relaciona-se com os dispositivos de encenação do outro agenciados na Exposição Colonial de 1931. Portanto, apresentamos a hipótese de que a Exposição colocava em cena elementos diversos, mobilizando linguagens e recursos etnográficos, com o intuito de criar um "efeito de autenticidade" no espectador. Dessa forma a partir da análise deste material inédito, propomos uma discussão mais ampliada da Exposição Colonial de 1931, por meio de uma mudança de perspectiva na análise do tema, olhando-o do ângulo do artista balinês, ainda não considerado na literatura sobre o assunto. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LADEIRA, JULIANA COELHO DE SOUZA. 'To the Extremes of Asian Sensibility' Balinese Performances at the 1931 International Colonial Exhibition. ANTHROPOLOGICAL JOURNAL OF EUROPEAN CULTURES, v. 31, n. 2, p. 27-pg., . (19/14491-2)