Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da associação de microRNAs com a carga tabágica e o desenvolvimento de aterosclerose em fumantes

Processo: 19/15075-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2019
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2022
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Renata Ferrari
Beneficiário:Camila Freitas dos Santos
Instituição Sede: Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Campus Vergueiro. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Pneumologia   Tabagismo   Aterosclerose   Inflamação   Expressão gênica   MicroRNAs
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aterosclerose | cessação | expressão gênica | Inflamação | MicroRNAs | Tabagismo | Pneumologia

Resumo

As Doenças Cardiovasculares apresentam 29,4% de mortalidade no Brasil (Ministério da Saúde, 2017) tendo total ligação com o desenvolvimento da aterosclerose e consequentemente com o tabagismo, fator determinante no processo de formação da placa aterosclerótica. Além disso, publicações recentes mostraram associação entre o desenvolvimento da aterosclerose com a presença de microRNAs (miRNAs). Entretanto, há poucas avaliações de miRNAs relacionadas com a exposição tabágica humana e a aterogênese. O objetivo deste estudo é analisar a associação dos miRNAs com a carga tabágica e com o desenvolvimento da aterosclerose em pacientes tabagistas. A amostra piloto contará com 10 indivíduos tabagistas, que serão avaliados em relação ao tabagismo e a presença de aterosclerose. Os critérios para a condição de tabagista serão estabelecidos a partir da carga tabágica (10 anos-maço) e pela mensuração de monóxido de carbono no ar expirado. O critério para a presença de aterosclerose será estabelecido a partir da ultrassonografia de carótida pela medida da espessura das camadas íntima e média das artérias carótidas. O perfil dos miRNAs será realizado por PCR quantitativa em tempo real sendo que os miRNA alvos serão: miRNA-155, miRNA-21, miRNA-126, miRNA-221, miRNA-181b e miRNA-146. A análise da resposta inflamatória relacionada com o desenvolvimento de aterosclerose será feita a partir da dosagem de VCAN1 e óxido nítrico. Esperamos identificar associações entre os miRNAs alvos com o tabagismo na ativação de moléculas de adesão que são indutoras de aterosclerose. A identificação das modificações que possam ocorrer com o tabagismo e a aterogênese pode gerar novas linhas de pesquisas que possam incentivar a cessação do tabagismo e redução dos riscos de desenvolvimento da aterosclerose. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DOS SANTOS, CAMILA FREITAS; BRAZ, MARIANA GOBBO; DE ARRUDA, NAYARA MICARELLI; CARAM, LAURA; NOGUEIRA, DUELENE LUDIMILA; TANNI, SUZANA ERICO; DE GODOY, IRMA; FERRARI, RENATA. DNA damage and antioxidant capacity in COPD patients with and without lung cancer. PLoS One, v. 17, n. 11, p. 11-pg., . (19/15075-2)