Busca avançada
Ano de início
Entree

Base Nacional Comum Curricular: um estudo de caso acerca da implementação em escolas básicas da cidade de São Paulo com foco no conteúdo redox

Processo: 19/15461-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2019
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2023
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química
Pesquisador responsável:Carmen Fernandez
Beneficiário:Anike Araujo Arnaud
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/07937-8 - Redoxoma, AP.CEPID
Assunto(s):Ensino de química   Reforma curricular   Currículo de ensino médio   Oxirredução   São Paulo (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bncc | Ciências da Natureza | reações redox | Ensino de Química

Resumo

A implementação da Base Nacional Comum Curricular, aliada à reforma do ensino médio, é um marco na educação brasileira à medida que busca padronizar os currículos de todas as escolas e altera a organização escolar vigente, dispondo o ensino médio em áreas de conhecimento. Com essas medidas, alguns conteúdos de química ministrados atualmente no ensino médio podem sofrer alterações visando atender a área de ciências da natureza, por exemplo os conceitos de reações redox. Nesse sentido, a pesquisa busca investigar como se dará o processo de implementação da BNCC do ensino médio em escolas da cidade de São Paulo, e como o conteúdo de reações redox muda nesse novo modelo de ensino médio. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com abordagem longitudinal. Serão selecionadas cinco escolas, entre públicas e privadas, da cidade de São Paulo e será realizado um estudo de caso identificando-se como o conteúdo de reações redox é abordado antes e depois da implementação da BNCC. Utilizar-se-á as teorias de currículo e os pressupostos da análise de conteúdo para, ao final da pesquisa, inferir quais as alterações serão feitas nos currículos das escolas para adequação à BNCC e ao novo ensino médio. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ARNAUD, Anike Araujo. BNCC e Currículo Paulista: a construção curricular e o Novo Ensino Médio em escolas básicas de São Paulo. 2023. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Física (IF/SBI) São Paulo.