Busca avançada
Ano de início
Entree

Paul Monteil e Difel: edição e difusão do pensamento universitário brasileiro

Processo: 19/20322-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 02 de março de 2020
Data de Término da vigência: 01 de março de 2021
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História - História do Brasil
Pesquisador responsável:Marisa Midore Deaecto
Beneficiário:Fabiana Marchetti
Supervisor: Mônica Raisa Schpun
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), França  
Vinculado à bolsa:17/20206-3 - Paul Monteil e Difel: edição e difusão do pensamento universitário brasileiro (1947-1982), BP.DR
Assunto(s):História do livro   Livros   Editoras   Mercado editorial   Pensamento científico   França (país)   Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Edições Brasileiras | Editora Difel | história do livro | Livraria Francesa | Paul Monteil | Pensamento Brasileiro | História do livro e da edição

Resumo

O projeto tem como objetivo aprofundar nossa investigação sobre as relações entre o mercado editorial brasileiro e francês na segunda metade do século XX, aspecto fundamental do desenvolvimento da tese Paul Monteil e Difel: edição e difusão do pensamento universitário brasileiro. O trabalho se debruça sobre trajetória de Paul Jean Monteil e das empresas que fundou na cidade de São Paulo - a Livraria Francesa, em 1947, e a editora Difusão Europeia do Livro (Difel), no ano de 1951 -, considerando-os como parte do crescimento e diversificação do mercado do livro no Brasil. As relações que nutrem esse processo ocorrem em relação à dinâmica de estruturas econômicas, culturais e simbólicas que inserem o país num circuito internacional de circulação das ideias. No que diz respeito ao nosso objeto, trata-se de considerar a interlocução com a França e entender o papel mediador exercido por Paul Monteil e seus empreendimentos no processo de recepção das ideias francesas através da importação, comércio e edição de livros, e seus desdobramentos para o mercado brasileiro. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CAION MENEGUELLO NATAL; FABIANA MARCHETTI. Percursos de pesquisa, caminhos de mediação* Entrevista com Mônica Raisa Schpun. Revista Brasileira de História, v. 41, n. 86, p. 183-203, . (19/20322-9, 19/16557-0)