Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento e avaliação de eficácia de aplicativo móvel de vigilância pós-alta de infecção do sítio cirúrgico como sistema de apoio a decisão clínica

Processo: 19/22306-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2021
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2023
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem Médico-cirúrgica
Pesquisador responsável:Vanessa de Brito Poveda
Beneficiário:Vanessa de Brito Poveda
Instituição Sede: Escola de Enfermagem (EE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Ariane Souza do Nascimento ; Camila Dalcól ; Judith Tanner
Assunto(s):Vigilância pós-alta hospitalar  Infecção da ferida cirúrgica  Diagnóstico precoce  Smartphone  Aplicativos móveis  Metodologia ágil  Scrum (desenvolvimento de software) 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alta do paciente | Aplicativos móveis | Enfermagem Perioperatória | Infecção da Ferida Cirúrgica | Vigilância em Saúde Pública | Enfermagem Perioperatória

Resumo

A infecção do sítio cirúrgico é uma das principais infecções relacionadas à assistência de saúde, culminando em perdas financeiras para o sistema de saúde e alta morbimortalidade, que devido às internações hospitalares cada vez mais curtas, se manifesta frequentemente no domicílio do paciente, exigindo dos profissionais de saúde uma atuação mais efetiva na vigilância pós-alta desse agravo. Portanto, considerando a constante evolução dos recursos tecnológicos, com o aumento do acesso e utilização de smartphone pela população, torna-se pertinente o desenvolvimento de um aplicativo móvel para a vigilância pós-alta de infecção do sítio cirúrgico. Objetivo: desenvolver e avaliar a eficácia e usabilidade de um aplicativo móvel para a vigilância pós-alta de infecção do sítio cirúrgico como sistema de apoio a decisão clínica. Método: Estudo de desenvolvimento tecnológico para a construção de um aplicativo móvel para a vigilância pós-alta de infecção do sítio cirúrgico, a ser realizado em duas etapas: desenvolvimento do aplicativo móvel fundamentado na metodologia ágil Scrum; e ensaio clínico randomizado para avaliação da eficácia. O estudo será desenvolvido em um hospital de grande porte da cidade de São Paulo e os participantes do estudo serão profissionais de saúde, profissionais da tecnologia e paciente cirúrgicos. Resultados esperados: Espera-se que o aplicativo móvel para a vigilância pós-alta colabore na detecção precoce de potenciais casos de infecção do sítio cirúrgico, seja capaz de aprimorar as estratégias de vigilância pós-alta, auxiliar na gestão de dados, tomada de decisão e ações de prevenção de infecção do sítio cirúrgico. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DALCOL, CAMILA; TANNER, JUDITH; POVEDA, VANESSA DE BRITO. Digital tools for post-discharge surveillance of surgical site infection. JOURNAL OF ADVANCED NURSING, v. N/A, p. 14-pg., . (19/22306-0)