Busca avançada
Ano de início
Entree

Geodinâmica andina e evolução da Amazônia acopladas a modelos paleoclimáticos

Processo: 19/23246-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2020
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2021
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geofísica
Pesquisador responsável:Victor Sacek
Beneficiário:Victor Sacek
Pesquisador Anfitrião: Todd Ehlers
Instituição Sede: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Eberhard Karls Universität Tübingen, Alemanha  
Assunto(s):Geodinâmica   Modelos matemáticos   Paleoclimatologia   Amazônia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Evolução da Amazônia | Geodinâmica Andina | Modelagem Numérica | Modelos Paleoclimáticos | Geodinâmica computacional

Resumo

Na última década, diferentes modelos numéricos geodinâmicos foram propostos para explicar a evolução do padrão de drenagem observado no norte da América do Sul durante o Cenozóico, invocando topografia dinâmica induzida por convecção do manto, orogenia andina, flexura da litosfera e processos superficiais de erosão e sedimentação. Com o uso desses modelos numéricos, foi possível quantificar a importância relativa de cada processo na formação e evolução do atual sistema de drenagem do rio Amazonas, conectando os Andes à Margem Equatorial Brasileira. No entanto, a representação da evolução climática nesses modelos é simplificada demais, assumindo precipitação orográfica geometricamente definida ou taxa constante em todo o modelo. Para avaliar o impacto de uma representação mais realista da taxa de precipitação, neste projeto pretendemos usar modelos numéricos paleoclimáticos acoplados às atuais simulações tectono-sedimentares, verificando como a variação da precipitação no espaço e no tempo pode afetar o histórico de denudação do cordilheira andina e consequentemente a evolução da paisagem na Amazônia. Por outro lado, o padrão de orogenia andina obtido nos experimentos numéricos será incorporado nos modelos paleoclimáticos, avaliando a influência do crescimento gradual da cordilheira na precipitação na porção oeste da Amazônia. Dados termocronológicos serão usados como vínculos para os experimentos numéricos, fornecendo informações importantes sobre a história de exumação da cordilheira andina. Além disso, dados estratigráficos publicados das bacias sedimentares interiores e marginais serão comparados com os resultados numéricos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SACEK, VICTOR; MUTZ, SEBASTIAN G.; BICUDO, TACIO C.; ALMEIDA, RENATO P. DE; EHLERS, TODD A.. The Amazon paleoenvironment resulted from geodynamic, climate, and sea-level interactions. Earth and Planetary Science Letters, v. 605, p. 13-pg., . (19/23246-1, 18/23899-2)