Busca avançada
Ano de início
Entree

Imagens da democracia: o cinema educativo e as massas na primeira metade do século XX no Brasil e na Europa

Processo: 19/23656-5
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2020
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2022
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Anderson Ricardo Trevisan
Beneficiário:Anderson Ricardo Trevisan
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):20/07807-0 - Cinema educativo no Brasil e na Europa: mapeando filmes e personalidades singulares, BP.TT
Assunto(s):Sociologia do cinema  Documentário  Democracia  Educação  Sociedade  Século XX  Brasil  Grã-Bretanha  França (país) 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cinema e nação | Cinema e Propaganda | Cinema educativo | Democracia | Documentário | sociologia do cinema | Sociologia do Cinema

Resumo

Esta pesquisa tem como objeto de estudo o cinema educativo produzido entre a Primeira Guerra Mundial e o final da Segunda Guerra Mundial, em três diferentes espaços nacionais: Brasil, Grã-Bretanha e França. O objetivo é mapear e analisar filmes, textos e personalidades singulares ligados a projetos cinematográficos com fins educacionais direcionados às "massas", realizados nesses lugares na primeira metade do século XX. Dentro disso, pretende-se compreender os possíveis sentidos de educação, cultura e democracia que estavam em movimento nessas sociedades, com o objetivo de contribuir com o campo de estudos de educação e sociedade a partir do prisma da Sociologia da Arte e do Cinema e da História Cultural. Realizar um estudo de ordem empírica, que possa trazer novas problematizações sobre as relações entre o cinema e a sociedade no Brasil e na Europa, também compõe o universo de interesses desta investigação. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ANDERSON RICARDO TREVISAN. CINEMA, EDUCAÇÃO E DEMOCRACIA EM JOHN GRIERSON: UMA ANÁLISE SOCIOLÓGICA DO FILME DRIFTERS (1929). Sociologia & Antropologia, v. 12, n. 3, . (19/23656-5)