Busca avançada
Ano de início
Entree

Entendendo o processamento emocional no TDAH: a análise de dados eletrofisiológicos empíricos em pré-escolares

Processo: 19/24819-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2020
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2021
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Psiquiatria
Pesquisador responsável:Elizabeth Shephard
Beneficiário:Luís Felipe Chagas Caldeira Catão
Instituição Sede: Instituto de Psiquiatria Doutor Antonio Carlos Pacheco e Silva (IPq). Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Transtorno do deficit de atenção com hiperatividade   Neurodesenvolvimento   Desenvolvimento emocional   Crianças em idade escolar   Processos eletrofisiológicos   Análise de dados   Eletroencefalografia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Eeg | processamento emocional | regulação emocional | Tdah | Tdah

Resumo

A regulação emocional corresponde à capacidade de o indivíduo, por uma série de mecanismos, modular as respostas emocionalmente evocadas pelos mais diversos estímulos de forma a controlar e eventualmente alterar seu estado emocional conforme a situação, oferecendo possibilidades adaptativas do comportamento bastante importantes na vida social dos indivíduos e na conquista de seus objetivos. Esses mecanismos, conforme sugerido por uma série de evidências, estão de alguma forma alterados em transtornos do neurodesenvolvimento, com destaque para o TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade). O presente estudo visa a propor uma análise dos correlatos eletrofisiológicos, especificamente os ERPs (potenciais relacionados a eventos), do processamento emocional em crianças pré-escolares com TDAH. Esse projeto irá contribuir significativamente para o campo dos estudos em neurodesenvolvimento por fornecer novas informações sobre os mecanismos neurais subjacentes aos problemas de regulação emocional em jovens crianças diagnosticadas com TDAH. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SHEPHARD, ELIZABETH; ZUCCOLO, PEDRO F.; IDREES, IMAN; GODOY, PRISCILLA B. G.; SALOMONE, ERICA; FERRANTE, CAMILLA; SORGATO, PAOLA; CATAO, LUIS F. C. C.; GOODWIN, AMY; BOLTON, PATRICK F.; et al. Systematic Review and Meta-analysis: The Science of Early-Life Precursors and Interventions for Attention-Deficit/Hyperactivity Disorder. JOURNAL OF THE AMERICAN ACADEMY OF CHILD AND ADOLESCENT PSYCHIATRY, v. 61, n. 2, p. 187-226, . (16/22455-8, 18/22396-7, 19/24819-5)