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Intervenção formativa: laboratório de mudanças aplicado para a atividade de prevenção de riscos profissionais

Processo: 20/08413-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2020
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2024
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Saúde Pública
Acordo de Cooperação: ANR
Pesquisador responsável:Rodolfo Andrade de Gouveia Vilela
Beneficiário:Sandra Lorena Beltrán Hurtado
Instituição Sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:19/13525-0 - Inovação e transformação da atividade de prevenção de riscos profissionais - ITAPAR, AP.TEM
Assunto(s):Saúde do trabalhador   Doenças ocupacionais   Prevenção de doenças   Empresas públicas   Empresas privadas   Inovação   Ergonomia no trabalho   São Paulo   Brasil   França (país)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:atividade de prevenção de riscos profissionais | Ergonomia da Atividade | Inovação | laboratório de mudança | Saúde do Trabalhador | Saúde do trabalhador

Resumo

O trabalho a ser desenvolvido no pós-doutorado é parte da pesquisa colaborativa entre Brasil e França. Tal pesquisa está ancorada no contexto de acidentes e outras doenças relacionadas ao trabalho, em ambos os países que continuam a representar custos visíveis e invisíveis para a sociedade. A principal hipótese para as razões deste quadro problemático reside numa crise da atividade preventiva, entendida como uma atividade coletiva, distribuída no tempo, no espaço, em outro nível de ação (micro, meso, macro), e em múltiplos parceiros. O plano de trabalho de pós-doutorado pretende apoiar a inovação dentro desta atividade coletiva e seu objetivo é aplicar e avaliar o desenvolvimento e transformação da atividade preventiva nos níveis macro, meso e micro nas empresas públicas e privadas do Estado de São Paulo. O trabalho será desenvolvido em colaboração com a equipe de pesquisa e suas organizações parceiras para facilitar a instalação de mudanças nas práticas de trabalho dos agentes de prevenção. Serão utilizadas metodologias formativas de intervenção baseadas na Teoria da Atividade Histórico-Cultural, especialmente o Laboratório de Mudança, associado à Análise Ergonômica do Trabalho - EWA (Guerin, 2004, e outras abordagens participativas da ergonomia franco- belga) e a Análise Coletiva do Trabalho - ACT (Ferreira, 1983). O projeto irá trabalhar em várias frentes de intervenção formativa, com as seguintes estratégias: (1) supervisionar/apoiar três intervenções formativas; (2) participar em seminários para discutir as metodologias aplicadas no Brasil e na França; (3) coordenar com os principais pesquisadores o planejamento/execução de disciplina e curso de formação ajustados ao objeto e condições de dois países; (4) auxiliar na orientação e supervisão de estudantes de iniciação científica (CI); técnicos, mestrandos e doutorandos no uso da metodologia; (5) realizar palestras, workshops e outros meios para divulgar a metodologia e os resultados da pesquisa, em ambientes presenciais e digitais. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SANDRA LORENA BELTRAN HURTADO; ANGELA PAULA SIMONELLI; VIVIAN ALINE MININEL; THAÍS VIEIRA ESTEVES; RODOLFO ANDRADE DE GOUVEIA VILELA; ADELAIDE NASCIMENTO. Políticas de saúde do trabalhador no Brasil: contradições históricas e possibilidades de desenvolvimento. Ciênc. saúde coletiva, v. 27, n. 8, p. 3091-3102, . (20/08413-6)
RAONI ROCHA; JOSÉ MARÇAL JACKSON FILHO; ALAIN GARRIGOU; ADELAIDE NASCIMENTO. A construção social como meio da intervenção ergonômica. Gestão & Produção, v. 29, . (20/08413-6)