Busca avançada
Ano de início
Entree

Laboratório de Mudanças para desenvolvimento da saúde no trabalho

Resumo

Esse projeto tem como objetivo desenvolver, testar e implantar metodologia participativa denominada Laboratório de Mudança como ferramenta para a criação e implementação de tecnologias e inovações sustentáveis com foco especial nos processos de produção a fim de prevenção de acidentes e outros agravos relacionados ao trabalho. Para tanto faz-se necessário compreender e testar metodologias que combine diagnóstico com a transformação de ambientes de trabalho que apresentem riscos ou anomalias. O Laboratório de Mudanças é uma ferramenta baseada na Teoria da Atividade desenvolvida na década de 1990 através da colaboração entre pesquisadores e profissionais da Universidade de Helsinque/Finlândia. Esta metodologia propicia aos participantes oportunidades de análise das contradições que dão origem a crises e problemas nesta atividade, dentre elas acidentes e adoecimento dos trabalhadores. O projeto visa financiar uma bolsa de Pesquisador Visitante (duração 3 a 4 meses) para o apoio ao desenvolvimento do tema 1 do Projeto de Pesquisa Temático sob nossa coordenação denominado "Acidente de Trabalho da Análise Sócio Técnica à Construção Social de Mudanças" - FAPESP (2012/04721-1) aprovado em março de 2013 com vigência até março de 2018. O pesquisador visitante auxiliará na capacitação e supervisão das atividades de pesquisa intervenção nas seguintes atividades produtivas: (a) a cadeia produtiva de joias e bijuterias de Limeira - SP, de modo a eliminar as terceirizações de etapas do processo para os domicílios, situação que está associada ao trabalho infantil, com riscos de acidentes e agravos a esta população além de lançamento de produtos químicos e metais pesados na rede de efluentes domésticos; (b) a vigilância em saúde do trabalhador no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) Piracicaba de modo a adequar a atividade à complexidade das novas situações de trabalho marcadas pela introdução de novas formas de gestão da produção, associada a novas tecnologias em empresas do território; (c) gestão de saúde e segurança para prevenção de acidentes e outros agravos à saúde do trabalhador em uma empresa industrial. Resultados esperados: apoio na sistematização e na supervisão de intervenções usando a metodologia do LM; capacitação de pesquisadores para maior domínio da metodologia; discussão e difusão de resultados das intervenções em periódicos internacionais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MANOELA GOMES REIS LOPES; RODOLFO ANDRADE DE GOUVEIA VILELA; MARCO ANTÔNIO PEREIRA QUEROL. Anomalias e contradições do processo de construção de um aeroporto: uma análise histórica baseada na Teoria da Atividade Histórico-Cultural. Cadernos de Saúde Pública, v. 34, n. 2, . (12/04721-1, 15/01311-5)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.