Busca avançada
Ano de início
Entree

Gestão da contaminação de aquíferos urbanos por fontes difusas e multipontuais

Processo: 20/09991-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2021
Data de Término da vigência: 31 de março de 2025
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Pesquisador responsável:Ricardo César Aoki Hirata
Beneficiário:Carlos Henrique Gil Marques
Instituição Sede: Instituto de Geociências (IGC). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:15/03806-1 - Disponibilidade hídrica e riscos de contaminação em áreas de afloramento do Sistema Aquífero Guarani, AP.BIOEN.TEM
Bolsa(s) vinculada(s):23/05462-4 - Gestão da contaminação de aquíferos urbanos por fontes difusas e multipontuais, BE.EP.DD
Assunto(s):Hidrogeologia   Aquíferos   Recursos hídricos   Águas subterrâneas   Ação antrópica negativa   Mudança climática   Modelos matemáticos   Bauru (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:água subterrânea | contaminação urbana | Modelagem Numérica | nitrato | Hidrogeologia

Resumo

Contaminações extensivas em aquíferos urbanos decorrentes de fontes dispersas e multipontuais (MP/D) têm-se mostrado um problema de difícil solução, que requer um custo elevado para a sua caracterização e onde as alternativas tradicionais de tratamento exibem pouca eficiência e reduzida aplicabilidade. Esse problema atinge diversos municípios que se abastecem do principal manancial paulista, o Sistema Aquífero Bauru, que é um dos mais vulneráveis à contaminação antrópica. Assim, esse trabalho propõe estabelecer um novo protocolo que caracterize e classifique as áreas urbanas com relação ao seu perigo de contaminação por fontes MP/D, e a partir dessa classificação propor ferramentas de manejo específicas para o porte e a história de ocupação territorial. O método consiste em calibrar modelos numéricos (MODFLOW) e propor cenários de contaminação simulados por modelos de transporte (MT3DMS) para o entendimento do comportamento de contaminantes de fontes MP/D. Com tais modelos definidos em uma cidade de pequeno porte (Urânia, área de estudos do candidato em seu mestrado) e duas outras de médio porte (entre Marília, Bauru, Presidente Prudente e São José do Rio Preto) serão introduzidas soluções de remediação de aquíferos, com uso de soluções Baseadas na Natureza (SbN), de Engenharia e de Manejo (NE&M). Adicionalmente, tais áreas urbanas serão avaliadas em condições esperadas pelas mudanças climáticas globais. Assim, espera-se definir novas ferramentas de gestão que busquem a proteção do recurso hídrico subterrâneo urbano e reduza a carga contaminante herdada de forma mais moderna e adequada à realidade brasileira. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NUNES, DANIELLI; MARQUES, CARLOS; HIRATA, RICARDO; TERADA, RAFAEL; SUHOGUSOFF, ALEXANDRA. A low-cost approach to map natural groundwater recharge potential zones of a tropical watershed with complex land occupation. Journal of South American Earth Sciences, v. 140, p. 10-pg., . (20/09991-3)