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Elaboração e validação de histórias infantis como estratégia de educação em saúde na Fonoaudiologia

Processo: 20/16550-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2021
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2021
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Tatiane Martins Jorge
Beneficiário:Laura Lima Costa
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Saúde pública   Educação em saúde   Literatura infantojuvenil   Autocuidado   Crianças   Validação de instrumentos de pesquisa   Inquéritos e questionários
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:autocuidado | criança | educação em saúde | Fonoaudiologia | Literatura Infantil | Saúde Coletiva

Resumo

A Fonoaudiologia faz uso de diversas estratégias para a educação em saúde. Na literatura são encontrados materiais sobre cuidados infantis voltados a adultos, mas ainda não há histórias infantis validadas sobre o autocuidado infantil e educação em saúde na fonoaudiologia para crianças. Objetivos: Desenvolver e validar uma série de histórias infantis sobre a atuação fonoaudiológica e o autocuidado de crianças. Metodologia: O estudo será desenvolvido em duas etapas. 1ª) etapa: serão elaboradas 10 histórias infantis com questões norteadoras dirigidas às crianças, e notas explicativas aos cuidadores sobre a temática de cada história. Essas serão ilustradas usando cores, sendo também disponíveis em branco e preto para coloração pelas crianças. 2ª) etapa: serão validados os materiais educativos por 60 juízes: 20 familiares, 20 fonoaudiólogos e 20 educadores. Para a seleção do público alvo (familiares, educadores, fonoaudiólogos), um convite personalizado será divulgado na rede social "Facebook" das pesquisadoras. O Termo de Consentimento Livre e Esclarecido online será disponibilizado no endereço eletrônico https://forms.gle/HaKK4HPz7xWuuYLH9 ou pelo código QR contido nos convites a serem divulgados. Caso aceitem participar, será disponibilizado o link de acesso ao questionário. Antes do preenchimento do questionário, os participantes deverão visualizar o material educativo elaborado por meio do acesso a um website, disponibilizado em uma plataforma gratuita (website.com). O questionário eletrônico para a validação do material contém 27 questões, sendo sete referentes à caracterização dos juízes e 20 sobre os materiais (conteúdo, vocabulário, ilustração, estrutura e motivação). As questões seguem uma escala Likert de concordância de cinco pontos, que varia de: 1= discordo totalmente; 2= discordo parcialmente; 3= não concordo nem discordo; 4= concordo parcialmente; 5= concordo totalmente. Há ainda a opção de clicar em "não sei ou não quero responder" (NS). O tempo de duração previsto para o preenchimento é de 30 minutos. A validação será realizada a partir do Índice de Validade do Conteúdo (IVC) da concordância das respostas obtidas através do questionário. O índice mínimo de concordância entre os juízes sobre a decisão de alterar ou não os materiais será de no mínimo 80%. O IVC será calculado para cada categoria de juízes, além do IVC geral.

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
COSTA, LAURA LIMA; JORGE, TATIANE MARTINS. Development and validation of children's stories as a health education strategy in speech, language, and hearing sciences. CoDAS, v. 34, n. 6, p. 8-pg., . (20/16550-3)