Busca avançada
Ano de início
Entree

Atividade enzimática da fosfolipase A2 de zebrafish como biomarcador de qualidade da água

Processo: 21/03352-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2021
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2021
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Recursos Hídricos
Pesquisador responsável:Bruno Paes de Carli
Beneficiário:Isabelly Annunciato
Instituição Sede: Instituto de Ciências da Saúde (ICS). Universidade Paulista (UNIP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Saneamento ambiental   Estresse fisiológico   Biomarcadores   Fosfolipases A2   Peixe-zebra   Análise in silico   Análise colorimétrica   Modelagem molecular
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:biomarcadores | Fosfolipase A2 | Zebrafish | Saneamento ambiental

Resumo

As Fosfolipases A2 são uma grande família de enzimas que tem como função hidrolisar a ligação fosfodiéster sn2 dos fosfolipídios e liberar ácidos graxos, dando ênfase aos ácidos graxos insaturados de 18 a 20 carbonos (PUFAs, w-3 e w-6) e ao ácido araquidônico (C20:4 w-6), cuja metabolização subsequente pela ciclooxigenase 2 (COX-2) gera lipídeos bioativos pró-inflamatórios e homeostáticos. Dentro do contexto atual, com a pandemia causada por Covid-19, evidenciou-se um aumento da concentração de fármacos utilizados no tratamento precoce da doença (ivermectina e cloroquina) na água de rios e lagos. A situação se agrava diante de uma epidemia de dengue e Chikungunya que vem se intensificando país, tornando-se necessária a nebulização com organofosforados (malathion) de forma recorrente. As PLA2s têm a função de atuar como ponte de ligação entre hormônios, estímulos inflamatórios e sinais de estresse fisiológico que contam com a mobilização do ácido araquidônico para mediar respostas adaptativas e fisiológicas. O zebrafish é um dos modelos animais mais utilizados em pesquisas científicas devido a homologia com o DNA humano. Assim, neste projeto pretendemos investigar a presença e função das enzimas fosfolipases A2 em zebrafish, assim como sua modulação em presença de agentes xenobióticos presentes em água doce. Então, este projeto será dividido em duas partes, a primeira será focada na atividade fosfolipásica A2, onde desenvolveremos um método simples de avaliação geral e específica para PLA2 usando técnicas colorimétricas. Além disso, construiremos um modelo in sílico da cPLA2 de zebrafish para avaliar, por meio de modelagem molecular, a interação de compostos com a cPLA2 de peixes e o efeito dos compostos xenobióticos: cloroquina, ivermectina e malathion sobre a atividade enzimática da PLA2 de Danio rerio (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MANZI, AGATHA; DE-CARLI, BRUNO PAES; ROGGERO, AIRAM; DE MORAES, LAILA LUCYANE FERREIRA; ANNUNCIATO, ISABELLY; BELCHOR, MARIANA NOVO; NETO, DANIEL FERREIRA DE LIMA; DE OLIVEIRA, MARCOS ANTONIO; TOYAMA, MARCOS HIKARI. Theoretical evaluation of the malathion and its chemical derivatives interaction with cytosolic phospholipase A2 from zebrafish. Chemosphere, v. 311, p. 7-pg., . (21/03352-1, 17/20291-0)