Busca avançada
Ano de início
Entree

Carrapatos, capivaras e Febre Maculosa: fatores associados à distribuição heterogênea de populações de Amblyomma sculptum infectadas por Rickettsia rickettsii no Estado de São Paulo

Processo: 21/06185-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2021
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2025
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Medicina Veterinária Preventiva
Pesquisador responsável:Marcelo Bahia Labruna
Beneficiário:Lina de Campos Binder
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Parasitologia   Carrapatos   Capivaras   Febre maculosa   Amblyomma sculptum   Rickettsia bellii   São Paulo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Amblyomma dubitatum | carrapatos | Rickettsia bellii | Parasitologia

Resumo

A expansão das áreas de transmissão da Febre Maculosa Brasileira (FMB) no interior do Estado de São Paulo tem sido associada a expansão populacional de capivaras, principais hospedeiros amplificadores do agente etiológico da FMB (Rickettsia rickettsii) para o carrapato vetor Amblyomma sculptum. No entanto, muitas áreas com capivaras e A. sculptum permanecem livres de Rickettsia rickettsii, indicando que outros fatores poderiam ser determinantes no estabelecimento da infecção por R. rickettsii em carrapatos de uma determinada área. Dentro dessa premissa, concluímos em 2020 uma investigação eco-epidemiológica (FAPESP 2013/18046-7, projeto temático) em que foram avaliadas três áreas endêmicas para FMB e três áreas não endêmicas no Estado de São Paulo, todas associadas a capivaras. Foi concluído que as áreas endêmicas se diferenciavam das não endêmicas pela predominância de A. sculptum na primeira, em contraponto à predominância de Ambyomma dubitatum na segunda, além da maior abundância geral de carrapatos nas áreas endêmicas. Os fatores associados a essas diferenças permanecem desconhecidos, e poderiam explicar a distribuição heterogênea de R. rickettsii ao longo das populações de A. sculptum no Estado de São Paulo. Nesse sentido, o presente projeto pretende investigar as possíveis causas associadas à heterogeneidade na distribuição da R. rickettsii no Estado de São Paulo a partir da estimativa da abundância relativa de carrapatos A. dubitatum e A. sculptum e de características microambientais em 30 áreas do estado habitadas por capivaras, além de investigar a possível interferência da bactéria R. bellii no estabelecimento da R. rickettsii em populações de carrapatos e no papel amplificador de hospedeiros vertebrados. Os resultados serão fundamentais para elaborar medidas de prevenção e controle da FMB no Estado (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ROMERO, LUIS E.; BINDER, LINA C.; MARCILI, ARLEI; LABRUNA, MARCELO B.. Ticks and tick-borne rickettsiae from dogs in El Salvador, with report of the human pathogen Rickettsia parkeri. TICKS AND TICK-BORNE DISEASES, v. 14, n. 5, p. 8-pg., . (21/06185-9)