Busca avançada
Ano de início
Entree

Macroecologia e macroevolução de exibições visuais em anfíbios anuros

Processo: 21/10039-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2022
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2025
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia de Ecossistemas
Pesquisador responsável:Cinthia Aguirre Brasileiro
Beneficiário:Leonardo Matheus Servino
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):23/01785-3 - Dispersão dependente de caracteres em sapos torrenciais do Neotrópico (Anura: Hylodidae), BE.EP.DR
Assunto(s):Amphibia   Comunicação   Habitat   Macroevolução
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Amphibia | Comunicação | habitat | métodos filogenéticos comparativos | Padrões de diversidade | Macroevolução

Resumo

A comunicação em animais é definida através do envio de sinais codificados de um emissor para um receptor. As modalidades mais estudadas de comunicação animal são sinais acústicos e visuais. Em anfíbios anuros, o estudo da acústica é estabelecido, pois ocorre na maioria das espécies. No entanto, exibições visuais vêm sendo registradas com frequência nos últimos anos. Esse comportamento tem sido registrado em contextos agonísticos, como competição intrassexual; e reprodutivos, como atração de fêmeas. Este projeto tem como objetivo compreender os padrões globais de diversidade das exibições visuais e quais fatores estão envolvidos na evolução deste comportamento nos anfíbios anuros a partir de duas abordagens. 1. É proposto que a comunicação em anfíbios anuros seja mais complexa na região tropical, pois abrange maior disponibilidade de microhabitats, em locais de alta riqueza e diversidade filogenética. Aqui, propomos estudar a diversidade e a complexidade das exibições visuais em anfíbios anuros, e como os fatores ambientais (e.g. precipitação e complexidade da vegetação) estão relacionados à distribuição das espécies que possuem esse comportamento. 2. Espécies de anfíbios anuros diurnas e que estão localizadas em ambientes com maior ruído, como riachos e cachoeiras, são conhecidas por realizarem exibições visuais. Propõe-se que a evolução desse comportamento nesse ambiente ocorra em resposta a disponibilidade de luz, e como estratégia alternativa a comunicação acústica, que sofre com a interferência sonora. Esta etapa propõe avaliar se a estrutura do habitat e o período de atividade estão associados à evolução das exibições visuais em anfíbios anuros.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALMEIDA-SILVA, DIEGO; SERVINO, LEONARDO MATHEUS; PONTES-NOGUEIRA, MATHEUS; SAWAYA, RICARDO J.. Marine introgressions and Andean uplift have driven diversification in neotropical Monkey tree frogs (Anura, Phyllomedusinae). PeerJ, v. 12, p. 29-pg., . (20/12658-4, 21/10039-8, 22/05543-1, 23/01785-3)