Transporte de partículas em plasmas confinados magneticamente
Influência do equilíbrio do plasma no transporte caótico em tokamaks
Transporte de linhas de força em tokamaks e análise de séries temporais caóticas
Processo: | 22/08699-2 |
Modalidade de apoio: | Auxílio à Pesquisa - Regular |
Data de Início da vigência: | 01 de dezembro de 2022 |
Data de Término da vigência: | 30 de novembro de 2024 |
Área do conhecimento: | Ciências Exatas e da Terra - Física - Física dos Fluídos, Física de Plasmas e Descargas Elétricas |
Pesquisador responsável: | Marisa Roberto |
Beneficiário: | Marisa Roberto |
Instituição Sede: | Divisão de Ciências Fundamentais (IEF). Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Ministério da Defesa (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil |
Pesquisadores associados: | André Carlos Fraile Júnior ; Geraldo Roberson Costa Almeida ; Gustavo Paganini Canal ; Iberê Luiz Caldas ; Janileide Vieira Gomes ; Rogério Luiz Iope |
Assunto(s): | Fusão nuclear Tokamaks Turbulência Transporte de partículas |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | desviadores poloidais | ilhas magnéticas | pegadas magnéticas | perturbações magnéticas ressonantes | tokamaks | Turbulência em plasmas de fusão | Fusão nuclear controlada |
Resumo
Propõe-se analisar o transporte caótico de partículas e turbulência do plasma causada por ondas de deriva na borda de tokamaks. Tais estudos podem contribuir com a compreensão e eventualmente com o controle de fenômenos não lineares complexos presentes em plasmas de fusão, em especial, em tokamaks de grande porte, tais como o ITER. A camada caótica é gerada pelo potencial eletrostático flutuante, que causa o transporte anômalo de partículas observado na borda de tokamaks, podendo degradar o confinamento do plasma de acordo com o módulo de sua amplitude, e pela não uniformidade do cisalhamento do campo elétrico. Propomos investigar a influência do perfil do campo elétrico nas barreiras "shearless" investigando as barreiras de transporte em pequenos intervalos de cisalhamento do perfil do campo elétrico, com o propósito de investigar as condições para surgimento e destruição das barreiras. Introduziremos também diferentes perfis de campo elétrico radial de equilíbrio com o intuito de aplicar o modelo em tokamaks operando no modo H. Tais perfis foram ajustados usando dados experimentais do ASDEX-Upgrade. Além disso estudaremos as barreiras de transporte sob influência de diferentes perfis de campo magnético, a saber, monotônico e não monotônico. Pretendemos também investigar as bifurcações de ilhas magnéticas geradas por perturbações magnéticas ressonantes seguindo metodologia descrita em nossos trabalhos anteriores. É conhecido que em tokamaks operando no modo H surgem instabilidades periódicas conhecidas como edge localized modes (ELM), as quais são responsáveis pela abrupta elevação de temperatura próximo as placas do desviador provocando a redução do tempo de vida do desviador em um futuro reator. Tem sido amplamente demonstrado que perturbações magnéticas ressonantes não-axissimétricas podem ser usadas para suprimir os ELM. Tais bobinas foram adicionadas ao projeto base do ITER. Também se propõe utilizar o código M3D-C1 para investigar o transporte em tokamaks com desviador poloidal, analisando os chamados "footprints", os quais estão relacionados com o fluxo de calor nas paredes dos tokamaks. (AU)
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