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Transporte caótico em plasmas de tokamak

Processo: 22/08699-2
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2022
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2024
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física dos Fluídos, Física de Plasmas e Descargas Elétricas
Pesquisador responsável:Marisa Roberto
Beneficiário:Marisa Roberto
Instituição Sede: Divisão de Ciências Fundamentais (IEF). Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Ministério da Defesa (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Pesquisadores associados: André Carlos Fraile Júnior ; Geraldo Roberson Costa Almeida ; Gustavo Paganini Canal ; Iberê Luiz Caldas ; Janileide Vieira Gomes ; Rogério Luiz Iope
Assunto(s):Fusão nuclear  Tokamaks  Turbulência  Transporte de partículas 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:desviadores poloidais | ilhas magnéticas | pegadas magnéticas | perturbações magnéticas ressonantes | tokamaks | Turbulência em plasmas de fusão | Fusão nuclear controlada

Resumo

Propõe-se analisar o transporte caótico de partículas e turbulência do plasma causada por ondas de deriva na borda de tokamaks. Tais estudos podem contribuir com a compreensão e eventualmente com o controle de fenômenos não lineares complexos presentes em plasmas de fusão, em especial, em tokamaks de grande porte, tais como o ITER. A camada caótica é gerada pelo potencial eletrostático flutuante, que causa o transporte anômalo de partículas observado na borda de tokamaks, podendo degradar o confinamento do plasma de acordo com o módulo de sua amplitude, e pela não uniformidade do cisalhamento do campo elétrico. Propomos investigar a influência do perfil do campo elétrico nas barreiras "shearless" investigando as barreiras de transporte em pequenos intervalos de cisalhamento do perfil do campo elétrico, com o propósito de investigar as condições para surgimento e destruição das barreiras. Introduziremos também diferentes perfis de campo elétrico radial de equilíbrio com o intuito de aplicar o modelo em tokamaks operando no modo H. Tais perfis foram ajustados usando dados experimentais do ASDEX-Upgrade. Além disso estudaremos as barreiras de transporte sob influência de diferentes perfis de campo magnético, a saber, monotônico e não monotônico. Pretendemos também investigar as bifurcações de ilhas magnéticas geradas por perturbações magnéticas ressonantes seguindo metodologia descrita em nossos trabalhos anteriores. É conhecido que em tokamaks operando no modo H surgem instabilidades periódicas conhecidas como edge localized modes (ELM), as quais são responsáveis pela abrupta elevação de temperatura próximo as placas do desviador provocando a redução do tempo de vida do desviador em um futuro reator. Tem sido amplamente demonstrado que perturbações magnéticas ressonantes não-axissimétricas podem ser usadas para suprimir os ELM. Tais bobinas foram adicionadas ao projeto base do ITER. Também se propõe utilizar o código M3D-C1 para investigar o transporte em tokamaks com desviador poloidal, analisando os chamados "footprints", os quais estão relacionados com o fluxo de calor nas paredes dos tokamaks. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
OSORIO-QUIROGA, L. A.; GRIME, G. C.; ROBERTO, M.; VIANA, R. L.; ELSKENS, Y.; CALDAS, I. L.. E x B Drift Particle Transport in Tokamaks. Brazilian Journal of Physics, v. 53, n. 4, p. 11-pg., . (22/05667-2, 20/01399-8, 22/08699-2, 22/04251-7, 18/03211-6)