Busca avançada
Ano de início
Entree

Propriedades físico-químicas e funcionais de proteínas extraídas de Pereskia aculeata

Processo: 22/10274-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 13 de fevereiro de 2023
Data de Término da vigência: 12 de fevereiro de 2024
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Tecnologia de Alimentos
Pesquisador responsável:Naaman Francisco Nogueira Silva
Beneficiário:Naaman Francisco Nogueira Silva
Pesquisador Anfitrião: Mohammad Amin Mohammadifar
Instituição Sede: Centro de Ciências da Natureza (CCN). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Campus de Lagoa do Sino. Buri , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Technical University of Denmark (DTU), Dinamarca  
Assunto(s):Ora-pro-nóbis   Pereskia aculeata   Propriedades físico-químicas   Proteínas vegetais   Funcionalidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:funcionalidade | Pereskia aculeata | propriedades físico-químicas | proteínas alternativas | Proteínas Vegetais | tecnologia de proteínas | Propriedades físico-químicas e funcionais de proteínas alimentares

Resumo

O Brasil é um país de dimensões continentais que apresenta naturalmente diversas espécies vegetais ainda pouco exploradas na alimentação humana. Dentre essas fontes alimentares alternativas, Pereskia aculeata, popularmente conhecida como ora-pro-nóbis (OPN), é uma espécie com características interessantes para aplicação na indústria de alimentos uma vez que suas folhas apresentam aproximadamente 25 % (m/m) de proteínas na base seca, além de diversos outros nutrientes e compostos bioativos. No entanto, observa-se que as características químicas das proteínas das folhas de OPN ainda são muito pouco conhecidas, e não há estudos que tenham avaliado processos de extração e/ou purificação dessas proteínas. Nesse contexto, o objetivo do presente projeto é estudar as propriedades físico-químicas e funcionais de proteínas extraídas das folhas de OPN com auxílio de ultrassons, aquecimento ôhmico e campo elétrico pulsado. De fato, o cultivo de OPN já foi iniciado no mês de abril de 2022 na Fazenda Escola do campus Lagoa do Sino da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), e a colheita das folhas de OPN e posterior produção de farinha serão realizados durante os meses de outubro e novembro de 2022 no Laboratório de Tecnologia de Alimentos do campus Lagoa do Sino (UFSCar). Folhas saudáveis de OPN serão colhidas, higienizadas, desidratadas, moídas, envasadas à vácuo, e enviadas ao National Food Institute - Technical University of Denmark (DTU), onde ocorrerão as etapas posteriores deste projeto. No DTU, inicialmente, a fração lipídica da farinha das folhas de OPN será removida empregando-se hexano como solvente orgânico. Após isso, a farinha desengordurada será usada como matéria-prima para extração das proteínas das folhas de OPN por meio de método convencional de extração de proteínas vegetais, usando soluções alcalinas e ácidas, e também por um método alternativo utilizando solventes eutéticos profundos (cloreto de colina e ácido oxálico). Para cada um desses métodos, ultrassons, aquecimento ôhmico e campo elétrico pulsado serão empregados como tecnologias complementares com vistas a otimizar o processo de extração e modificar as características químicas das proteínas de OPN. Após os procedimentos de extração, as proteínas de OPN serão avaliadas quanto às características nutricionais, digestibilidade, propriedades físico-químicas e capacidade de formação de géis por acidificação e tratamento térmico. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SILVA, NAAMAN FRANCISCO NOGUEIRA; SILVA, SERGIO HENRIQUE; BARON, DANIEL; NEVES, ISABELLE CRISTINA OLIVEIRA; CASANOVA, FEDERICO. Pereskia aculeata Miller as a Novel Food Source: A Review. FOODS, v. 12, n. 11, p. 12-pg., . (22/10274-0)