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Música e musicistas nos Maços de População da Capitania e da Província de São Paulo (1765-1850)

Processo: 22/11899-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2023
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2026
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Pesquisador responsável:Paulo Augusto Castagna
Beneficiário:Daniel Issa Gonçalves
Instituição Sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Musicologia histórica   História de São Paulo   História do Século XVIII   História do século XIX   Música colonial   Músicos   Paulistas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:História De São Paulo | Música Colonial Brasileira | Música colonial paulista | música em São Paulo | musicologia histórica | Músicos paulistas | Musicologia histórica

Resumo

O Arquivo Público do Estado de São Paulo conserva em seu acervo os "Maços de População", coleção manuscrita de recenseamentos das várias freguesias da então Capitania de São Paulo, iniciados em 1765 e chegando, em alguns casos, até o Segundo Império em 1850. É considerado o mais completo recenseamento populacional e econômico de São Paulo, fornecendo informações detalhadas sobre seus habitantes - inclusive sobre a atividade musical dos mesmos, quando esta representa uma atividade profissional rentável.A importância desse vultoso corpus documental como fonte primária para a vida musical paulista não é desconhecida. Musicólogos e historiadores da música utilizaram e utilizam frequentemente os "Maços de População" como fontes de informação para seus trabalhos. No entanto, nunca se fez uma análise sistemática de todos os "Maços" para se extrair deles a totalidade dos dados referentes à música, como agora nos propomos a fazer.O Arquivo Público do Estado de São Paulo conserva em seu acervo os "Maços de População", coleção manuscrita de recenseamentos das várias freguesias da então Capitania de São Paulo, iniciados em 1765 e chegando, em alguns casos, até o Segundo Império em 1850. É considerado o mais completo recenseamento populacional e econômico de São Paulo, fornecendo informações detalhadas sobre seus habitantes - inclusive sobre a atividade musical dos mesmos, quando esta representa uma atividade profissional rentável.A importância desse vultoso corpus documental como fonte primária para a vida musical paulista não é desconhecida. Musicólogos e historiadores da música utilizaram e utilizam frequentemente os "Maços de População" como fontes de informação para seus trabalhos. No entanto, nunca se fez uma análise sistemática de todos os "Maços" para se extrair deles a totalidade dos dados referentes à música, como agora nos propomos a fazer.Nosso objetivo é o de proceder à leitura e análise de todo esse corpus documental em busca dos elementos relativos à música, seus autores e atores. Em seguida, passar à transcrição, organização e análise dos mesmos. Os resultados da pesquisa permitirão gerar, após seu término, uma publicação de referência com índices e listas de músicos classificados por localidade e época, oferecendo, pela primeira vez, um panorama dos músicos ativos em São Paulo do período de 1765 a 1850 - e permitindo também a redescoberta de uma série de profissionais da música do passado para quem o registro nos "Maços de População" representa, atualmente, a única prova material de sua existência. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DANIEL ISSA GONÇALVES; PAULO CASTAGNA. “Indios muzicos” do século XVIII: a banda indígena de Itapecerica (1767-1835). REVISTA VORTEX-VORTEX MUSIC JOURNAL, v. 12, . (22/11899-3)
DANIEL ISSA GONÇALVES; PAULO AUGUSTO CASTAGNA. “Indios muzicos” do século XVIII: a banda indígena do Embu (1783-1829). REVISTA VORTEX-VORTEX MUSIC JOURNAL, v. 12, . (22/11899-3)