Busca avançada
Ano de início
Entree

Redistribuição econômica e polarização severa: uma análise comparada da América Latina (1990 - 2019)

Processo: 22/12567-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2022
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2026
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Ciência Política - Políticas Públicas
Pesquisador responsável:Marta Teresa da Silva Arretche
Beneficiário:Pedro Mendes Rufino Barbosa
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/07616-7 - CEM - Centro de Estudos da Metrópole, AP.CEPID
Bolsa(s) vinculada(s):25/12062-8 - Redistribuição e polarização na América Latina, BE.EP.PD
Assunto(s):América Latina   Desigualdade   Polarização   Redistribuição
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:América Latina | desigualdade | polarização | Redistribuição | politicas publicas

Resumo

Na literatura, a teoria mais influente sobre o fenômeno da polarização política esocial aponta que suas raízes relacionam-se ao aprofundamento da desigualdade econômicaem democracias. Tal postulado, entretanto, contrasta-se com o movimento observado naprimeira década dos anos 2000 na América Latina na qual a polarização avançou em umcontexto de redução da desigualdade na região como um todo. Diante disso, o presenteprojeto propõe investigar uma explicação alternativa de que, em vez do aumento dadesigualdade, a polarização se relaciona ao avanço da redistribuição exercida por meio depolíticas sociais em contextos democráticos. A hipótese é de, que em sociedades desiguaiscomo as latino-americanas, atores políticos que promovem redistribuição adquirem amplasvantagens eleitorais, dada a alta demanda eleitoral por redistribuição econômica. Issointensifica bastante a competição política e gera incentivos para que adversários mobilizemuma estratégia de polarização, seja para consolidar uma vantagem adquirida, seja paracontrapor àquela conquistada por um dos oponentes. Para testar essa hipótese, empregareio método Time series cross-sectional (TSCS) que conjuga análise estatística longitudinale transversal, com 17 países da América Latina entre 1990 e 2019. Além disso, a partirdo método most different, realizarei dois estudos de caso: Argentina e Brasil.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TANSCHEIT, TALITA; BARBOSA, PEDRO. A BATTLE OF TWO PRESIDENTS: LULA VS. BOLSONARO IN THE BRAZILIAN ELECTIONS OF 2022. Revista de ciencia política (Santiago), v. 43, n. 2, p. 25-pg., . (22/12567-4)