Busca avançada
Ano de início
Entree

Afinidades morfológicas das mandíbulas de Dinaledi (África do Sul), Malapa (África do Sul), Ledi-Geraru (Etiópia) e Dmanisi (Geórgia) com outros hominínios fósseis do Plio-Pleistoceno: uma análise multivariada.

Processo: 22/13462-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2023
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2023
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Arqueologia - Arqueologia Pré-histórica
Pesquisador responsável:Walter Alves Neves
Beneficiário:Maria Helena Madalosso Senger
Instituição Sede: Instituto de Estudos Avançados (IEA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Evolução humana   Taxonomia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Evolução Humana | Homininios | Taxonomia | Evolução Humana

Resumo

A espécie Homo sapiens é fruto da evolução de um conjunto de 7 gêneros e cerca de 20 espécies, que se iniciou há aproximadamente 7 milhões de anos. Por se tratar de fósseis muito antigos e frágeis, a capacidade de inferir, com algum grau de certeza, suas características taxonômicas é muito escassa. Por esse motivo, a história evolutiva da linhagem hominínia passou por várias revisões taxonômicas nos últimos anos. Ao analisar diversos trabalhos recentes, é possível perceber que ainda existem pontos inconclusivos e que necessitam de maior atenção, para assim melhor elucidar a trajetória da nossa linhagem. Por isso, o presente projeto tem como objetivo analisar mandíbulas Plio-Pleistocênicas do Velho Mundo e atacar problemas taxonômicos que as envolvem. Além disso, ao buscar literatura para este projeto, percebeu-se que a área da paleoantropologia é desprovida de trabalhos que utilizam grandes bancos de dados. Dessa forma, antes de analisar a morfologia das mandíbulas do início do processo evolutivo humano, iremos formar um banco de dados o mais inclusivo possível para essas peças ósseas pertencentes ao Plio-Pleistoceno. Esse banco nunca foi formado, pelo menos não na extensão pretendida. Para isso, iremos, primeiramente, reunir dados métricos da literatura sobre espécies dos gêneros Australopithecus, Paranthropus e Homo, a fim de criar o banco de dados. Posteriormente, por meio de análises estatísticas multivariadas baseadas nos dados compilados, espera-se sanar dúvidas quanto a taxonomia e a variabilidade de alguns dos espécimes incluídos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NEVES, WALTER; SENGER, MARIA H.; ROCHA, GABRIEL; SUESDEK, LINCOLN; HUBBE, MARK. Ledi-Geraru strikes again: Morphological affinities of the LD 350-1 mandible with early Homo. Anais da Academia Brasileira de Ciências, v. 95, p. 7-pg., . (22/13462-1)