Busca avançada
Ano de início
Entree

Estruturas parciais e realismo estrutural ôntico: de aliados a estranhos

Processo: 22/15992-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 22 de maio de 2023
Data de Término da vigência: 21 de maio de 2024
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia
Pesquisador responsável:Itala Maria Loffredo D'Ottaviano
Beneficiário:Raoni Wohnrath Arroyo
Supervisor: Matteo Morganti
Instituição Sede: Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência (CLE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Università degli Studi Roma Tre, Itália  
Vinculado à bolsa:21/11381-1 - Quase-realismo: combinando quase-verdade e realismo científico, BP.PD
Assunto(s):Formalismo em mecânica quântica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Antirrealismo | Filosofia da mecânica quântica | realismo científico | subdeterminação | Filosofia da mecânica quântica

Resumo

De acordo com uma versão relevante do realismo estrutural, viz., o realismo estrutural ontológico, devemos acreditar na existência de estruturas que representam fenômenos empíricos. Suas principais motivações são responder à meta-indução pessimista e ao problema da subdeterminação. Tal versão significativa do realismo estrutural exige a adoção de estruturas parciais para resolver o último. Utilizamos uma análise atual da mecânica quântica não relativística para ilustrar as questões relevantes e argumentamos que o conceito de quase-verdade envolve uma concepção epistemológica embutida na formulação de estruturas parciais. Aqui estão em jogo teses inseparáveis que muitas vezes não são reconhecidas. Formulada em termos de quase-verdade, a abordagem realista estrutural para a subdeterminação afirma que podemos aceitar (mas não acreditar) cada uma das teorias quânticas na medida em que todas são quase verdadeiras, i.e., empiricamente adequadas. Uma mudança significativa de crença e verdade foi implementada. Mas as distinções entre crença e aceitação, bem como entre representação e adequação empírica, são características do empirismo, não do realismo. No final, o realismo estrutural não pode usar estruturas parciais se quiser permanecer uma postura realista. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RAONI ARROYO; LAURO DE MATOS NUNES FILHO; FREDERIK MOREIRA DOS SANTOS. Towards a process-based approach to consciousness and collapse in quantum mechanics. Manuscrito, v. 47, n. 1, . (22/15992-8)