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Medidas lineares e complexas de variabilidade de taxa cardíaca durante a exposição ao ruído de tráfego nas mulheres saudáveis

Processo: 18/02664-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Artigo
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2018
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2018
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Vitor Engrácia Valenti
Beneficiário:Vitor Engrácia Valenti
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Audição  Ruído urbano  Efeitos do ruído  Cardiologia  Sistema nervoso autônomo  Sistema cardiovascular  Variabilidade da frequência cardíaca  Publicações de divulgação científica  Artigo científico 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:audição | Sistema cardiovascular | Sistema nervoso autonomo | Cardiologia

Resumo

Estudos anteriores descreveram o impacto significativo de diferentes tipos de ruído no comportamento linear da variabilidade da freqüência cardíaca (HRV). No entanto, existem poucos estudos sobre a complexidade da VFC durante a exposição ao ruído do trânsito. Neste estudo, avaliamos a complexidade da VFC durante a exposição ao ruído do trânsito. Analisamos 31 estudantes saudáveis entre 18 e 30 anos de idade. Os voluntários permaneceram em repouso sentado sob respiração espontânea durante 20 minutos com um fone de ouvido desligado e depois os voluntários foram expostos ao ruído do trânsito através de um fone de ouvido por um período de 20 minutos. O ruído do trânsito foi gravado em uma rua muito movimentada da cidade e o som era composto por engenheiros de carro, ônibus, caminhões e chifres (71-104 dB). Não observamos alterações significativas na análise linear da VFC. CFP3 (tamanho de efeito grande de Cohen = 1.28, tamanho de efeito grande) e CFP6 (coeficiente de Cohen = 1.11, tamanho de efeito grande) da análise global caótica, Shannon (d = 1.13 de Cohen, tamanho de efeito grande), Renyi (efeito de Cohen = 1.06, grande efeito tamanho) e as entropias de Tsallis (Cohen d = 1,14, grande efeito) aumentaram significativamente (p <0,005) durante a exposição ao ruído do trânsito. Em conclusão, o ruído do tráfego em condições de laboratório aumentou a complexidade da VFC através de uma análise global caótica e algumas medidas de entropia em fêmeas saudáveis. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALVES, MYRELA; GARNER, DAVID M.; FONTES, ANNE M. G. G.; DE ALCANTARA SOUSA, LUIZ VINICIUS; VALENTI, VITOR E.. Linear and Complex Measures of Heart Rate Variability during Exposure to Traffic Noise in Healthy Women. COMPLEXITY, . (12/01366-6, 18/02664-7)
ALVES, MYRELA; GARNER, DAVID M.; FONTES, ANNE M. G. G.; DE ALCANTARA SOUSA, LUIZ VINICIUS; VALENTI, VITOR E.. Linear and Complex Measures of Heart Rate Variability during Exposure to Traffic Noise in Healthy Women. COMPLEXITY, v. N/A, p. 14-pg., . (12/01366-6, 18/02664-7)