Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de modelo experimental para estudo da rede arterial e venosa da base do crânio através do uso de contraste iodado em cadáveres

Processo: 17/23556-5
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de abril de 2018 - 31 de março de 2020
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Paulo Roberto Lazarini
Beneficiário:Paulo Roberto Lazarini
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP). Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Tomografia  Dissecção  Contraste  Otorrinolaringologia  Anatomia 

Resumo

Introdução: O bom conhecimento anatômico é essencial ao cirurgião, sendo a dissecção de cadáver ainda a forma mais fidedigna e segura de aprendizado. O formaldeído à 10% é o composto mais utilizado para a conservação das peças, contudo ocasiona excessiva rigidez tecidual. A técnica do amaciante e a injeção com látex colorido permite uma melhoria da textura dos cadáveres conservados em formaldeído, assemelhando-se com ao in vivo. A reconstrução tridimensional da rede arterial e venosa a partir de aquisições tomográficas também permite o estudo minucioso dessas estruturas da base do crânio.Objetivo: propor um modelo experimental em cadáveres utilizando contraste iodado para estudo detalhado da rede venosa e arterial da base do crânio, além da realização da dissecção e simulações de cirurgias endoscópicas com uma fidedignidade mais próxima do que se é encontrado in vivo.Métodos: oito cabeças de cadáveres conservados previamente em formaldeído a 10%, permanecerão em uma solução a base de sal de amônio quaternário de dimetildietanol mono/di alquiloil ester (amaciante de roupa) por 72 horas a fim de melhorar sua a rigidez e maleabilidade, em seguida será realizado a limpeza da rede venosa e arterial com soro fisiológico 0,9%; e por fim serão corado com solução de látex (das cores azul e vermelho respectivamente) e contraste iodado (Ultravist 300, ampola de 50 ml). Em seguida, serão realizadas aquisições tomográficas para estudo angiográfico da rede arterial e venosa das peças. Resultado esperado: Melhora da rigidez e maleabilidade cadavérica, garantindo uma dissecção mais próxima da obtido com o cadáver fresco, além de estudo detalhado da rede de vasos nas aquisições tomográficas - possibilitando, inclusive, reconstruir tridimensionalmente tanto a rede venosa como arterial. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BURCHIANTI, LIVIA CASTELLARI; DOLCI, RICARDO; SOUZA, JAMILE LOPES DE; ZUPPANI, HENRIQUE BORTOT; SANTOS, LUCAS CARVALHO; MENDES, LUCAS ARAUJO; BARROS, MIRNA DUARTE; MENDES, CARLOS JOSE LAZZARINI; SANTOS, AMERICO R. LEITE DOS; LAZARINI, PAULO ROBERTO. Development of an Experimental Model for Studying the Nasosinusal and Skull Base Arterial and Venous Systems Using Iodinated Contrast and Latex in Cadavers. WORLD NEUROSURGERY, v. 139, p. E98-E112, JUL 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.