Busca avançada
Ano de início
Entree

Acceleration and radiation: classical and quantum electromagnetic and gravitational

Processo: 17/50388-6
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de julho de 2018 - 30 de junho de 2019
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física das Partículas Elementares e Campos
Convênio/Acordo: Texas A&M University
Proposta de Mobilidade: SPRINT - Projetos de pesquisa - Mobilidade
Pesquisador responsável:Andre Gustavo Scagliusi Landulfo
Beneficiário:Andre Gustavo Scagliusi Landulfo
Pesq. responsável no exterior: Stephen Albert Fulling
Instituição no exterior: Texas A&M University, Estados Unidos
Instituição-sede: Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH). Universidade Federal do ABC (UFABC). Ministério da Educação (Brasil). Santo André , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:17/15084-6 - Gravitação semiclássica, emaranhamento e informação, AP.R
Assunto(s):Óptica quântica  Buracos negros  Física atômica  Eletrodinâmica 

Resumo

O processo de emissão de radiação por uma carga uniformemente acelerada é um tema com um longo histórico de controvérsias. Os problemas conceituais se intensificam quando a gravidade é levada em conta e tomam um papel ainda mais central atualmente por conta do efeito Unruh em teoria quântica de campos, que vem atraindo muita atenção. O ponto crucial (e contra-intuitivo) é que a aceleração do observador, ou instrumento de medição, também é relevante. Os Pls acreditam que são bem qualificados para esclarecer esse assunto, tanto através de pesquisas teóricas originais quanto pela revisão da grande literatura desse tópico Além de esclarecer lacunas em física básica, o projeto pode ter implicações para dois grandes projetos experimentais: LIGO (para detecção de ondas gravitacionais) e DUNE (para o estudo da mistura de neutrinos). Mais imediatamente, o trabalho passado presente da equipe brasileira pode contribuir para esclarecer as previsões teóricas dos membros do grupo de ótica quântica da TAMU sobre o comportamento de átomos que caem em um buraco negro. Além disso os experimentalistas de física atômica da TAMU podem oferecer aconselhamento técnico sobre a proposta do grupo brasileiro de observar o efeito Unruh usando eletrodinâmica clássica. Assim, as equipes do Estado de São Paulo e da TAMU lucrarão com os conhecimentos uns dos outros e, esperamos, semearão uma colaboração duradoura. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
COZZELLA, GABRIEL; FULLING, STEPHEN A.; LANDULFO, ANDRE G. S.; MATSAS, GEORGE E. A.; VANZELLA, DANIEL A. T. Unruh effect for mixing neutrinos. Physical Review D, v. 97, n. 10 MAY 29 2018. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.